Um mapa interativo foi criado para rastrear o Zika Vírus dentro dos Estados Unidos

A Flórida é o lar de mais de 3,6 milhões de mulheres com idades entre 15 e 44 anos. Com mais de 300 casos de vírus Zika relatados na Flórida até a data atual, o estado tornou-se um foco na batalha da saúde pública para conter a propagação de infecções Zika nos Estados Unidos.

A coleta e o mapeamento desses dados – usando software GIS da ESRI – é parte dos esforços da Secretaria Adjunta de Preparação e Resposta (ASPR) do Departamento de Saúde e Serviços Humanos (HHS) para combater esse risco crescente à saúde nacional e internacional.

Os impactos do vírus Zika sobre a saúde são maiores em fetos em desenvolvimento. Baseando-se em dados do Censo dos Estados Unidos, a Esri está mostrando aos especialistas da ASPR e outras agências dentro do HHS para onde melhor direcionar informações, de modo a atingir as mulheres em idade fértil e seus parceiros.

Para planejar o apoio doméstico que os estados podem precisar, a ASPR também está usando software Esri para monitorar a propagação do vírus Zika nos Estados Unidos e em outros 34 países onde as infecções foram encontradas.

Usando software da Esri, a ASPR criou um mapa interativo acessível ao público que mostra o número de casos em cada estado. A informação é automaticamente atualizada a cada semana.

O vírus Zika é transmitido para as pessoas principalmente através da picada de mosquitos Aedes Aegypti infectados; no entanto, também se descobriu que o vírus pode ser transmitido sexualmente. O vírus pode causar a síndrome de Guillain -Barré em adultos e crianças, e pode causar um defeito de nascença grave chamado microcefalia.

Leia mais sobre o combate ao mosquito Aedes Aegypti no artigo Saiba como os Drones combaterão o Zika Virus, Dengue e Chikungunya