Observação da Terra (EO) é uma crescente área de pesquisa em que a visão de computador, o aprendizado de máquina e o processamento de imagens se encontram

Um workshop sobre reconhecimento de padrões em Observação da Terra será realizado no dia 4 de outubro em São José dos Campos (SP).

O objetivo da Observação da Terra é fornecer informações sobre os fenômenos e processos que ocorrem na superfície da Terra através da exploração de dados de sensores aéreos e espaciais.

Os sensores fornecem informações detalhadas sobre materiais e propriedades biofísicas considerando uma grande parte do espectro electromagnético, bem como várias resoluções espaciais, temporais e espectrais.

Desse modo, Observação da Terra implica a necessidade de múltiplas tarefas de reconhecimento de padrões. Ele também compreende muitas aplicações, tais como serviços online de mapeamento, vigilância em larga escala, modelagem urbana, sistemas de navegação, previsão de desastres naturais, monitoramento climático, etc.

O principal objetivo do workshop é estimular a colaboração entre pesquisadores das comunidades de visão computacional e sensoriamento remoto no Brasil.

Esperamos incentivar novas iniciativas para a interpretação automatizada de dados de observação da Terra, e elevar o conhecimento dentro da comunidade da visão para este campo de pesquisa altamente desafiador e emergente com grande impacto na sociedade humana, economia, indústria, e para o planeta como um todo.

O workshop terá quatro palestras com pesquisadores renomados nacional e internacionalmente.

Acesse a página do evento para mais informações: http://www.wpreo2016.dcc.ufmg.br

Veja também: Irã e Rússia fazem acordo para desenvolvimento de satélites de sensoriamento remoto