Falta de planejamento de longo prazo, contratações sobrepostas, recursos mal alocados: estas continuam sendo algumas das percepções sobre o uso de Geotecnologias pelos Governos. Mas isso pode – e deve – mudar…

Acontece em São Paulo no dia 21 de setembro o II Fórum Empresarial de Geotecnologias reunindo algumas das principais lideranças do setor. No evento será apresentado um resumo do I Fórum realizado no final de junho, onde foram listadas as principais fraquezas, forças, ameaças e oportunidades do setor, além das estratégias e ações definidas para superar estes desafios.

No evento serão apresentados os resultados da primeira versão da pequisa sobre o perfil do mercado de Geotecnologia no Brasil e também discutidas alternativas para a elaboração de uma nova pesquisa, mais detalhada.

Roteiro de Boas Práticas para Investimentos e Usos Inteligentes da Geoinformação nos Municípios

Em outro painel deste II Fórum será iniciada a estruturação de um Roteiro de Boas Práticas para Investimentos e Usos Inteligentes da Geoinformação nos Municípios. Será feita uma dinâmica com os empresários presentes para elaboração da estrutura do projeto, baseado nas práticas atuais de gestão municipal e de como as Prefeituras podem usar melhor as Geotecnologias na tomada de decisão. Este roteiro será enviado para as principais publicações de gestão municipal, associações de municípios e diretamente para as prefeituras no início da nova gestão.

Plano de Investimentos Inteligentes em Geoinformação no Governo Federal

Na parte da tarde será iniciada a elaboração de Plano de Investimentos Inteligentes em Geoinformação no Governo Federal. Através de uma dinâmica com os empresários presentes, será feita uma análise dos antigos – e nunca implantados – Planos Cartográficos e a mais recente – e mais uma vez frustrada – tentativa de implantação de um Plano Nacional de Geoinformação por parte do governo. A partir da avaliação dos erros e acertos do passado, será estruturado um Projeto para encaminhamento ao Governo Federal como uma contribuição assertiva e prática do setor empresarial de Geotecnologias.

“Este II Fórum será um evento histórico, onde a comunidade empresarial do setor pretende se posicionar em uma forma mais pró-ativa, saindo do ‘marasmo’ provocado pela crise econômica e reagindo com soluções para retomada de investimentos no setor público”, comenta Emerson Granemann, facilitador do Fórum e presidente do Grupo MundoGEO.

As inscrições estão abertas e as vagas são limitadas.