Objetivo da iniciativa é conhecer o perfil dos profissionais e empresas do setor de Geotecnologia, suas demandas e objetivos, para posteriormente serem definidas ações e estratégias para que o mercado possa voltar a crescer de forma sustentável

Estão disponíveis os resultados preliminares da pesquisa sobre o perfil dos profissionais e empresas de Geotecnologia, iniciativa do I Fórum Empresarial do setor, que aconteceu em junho e reuniu representantes da cadeia produtiva.

Dentre as principais restrições ao bom conhecimento do mercado, a falta de dados sobre o setor de Geotecnologia foi o principal aspecto que os empreendedores identificaram.

É com esta visão que este grupo do I Fórum Empresarial de Geotecnologia do Brasil criou a pesquisa para traçar o perfil dos profissionais e empresas do setor, que apresenta agora seus resultados preliminares:

Perfil dos Profissionais do Setor de Geotecnologia

Quanto à área de trabalho, 54,74% atuam no setor ambiental, o mais votado, seguido de longe pela agricultura com 24,09%. Já em relação a qual produto os profissionais adquirem com mais frequência, ficou em primeiro lugar as imagens de satélites (50,36%), seguido de perto pelos softwares de topografia (49,64%).

Já em relação a serviços, os treinamentos vêm antes com 39,42% e logo depois consultoria com 29,93%. Em relação á formação, quase 60% são das áreas de Geografia e Engenharias, o que demonstra o perfil técnico do setor.

Perfil das Empresas do Setor de Geotecnologia

Quanto às empresas há otimistmo no setor de Geotecnologia, pois a expectativa de aumento no faturamento para 2016 em relação ao 2015 ficou em 27,4% em média, enquanto para 2017 em relação a 2016 está em 57,8%.

Dentre os depoimentos, destaque para este: “2015 foi um ano péssimo para ser de referência. Devido à crise eu praticamente parei no segundo semestre e estou voltando apenas agora no segundo semestre de 2016”.

A pesquisa continua aberta e seus resultados serão apresentados no II Fórum Empresarial do Setor de Geotecnologia, no dia 21 de setembro em São Paulo (SP):

Responda aqui a pesquisa para Profissoinais do setor

Responda aqui a pesquisa para Empresários do setor

No evento serão apresentados os resultados da primeira versão da pequisa sobre o perfil do mercado de Geotecnologia no Brasil e também discutidas alternativas para a elaboração de uma nova pesquisa, mais detalhada.

“Este II Fórum será um evento histórico, onde a comunidade empresarial do setor pretende se posicionar em uma forma mais pró-ativa, saindo do ‘marasmo’ provocado pela crise econômica e reagindo com soluções para retomada de investimentos no setor público”, comenta Emerson Granemann, facilitador do Fórum e presidente do Grupo MundoGEO.

As inscrições estão abertas e as vagas são limitadas.