Visiona ministra primeira edição do Curso de Capacitação em Imagens de Radar no INPE/CRA – Centro Regional da Amazônia. Confira

A Visiona Tecnologia Espacial ministrou a primeira edição do Curso de Capacitação em Imagens de Radar, entre os dias 8 e 12 de agosto, para um grupo de especialistas do Centro Regional da Amazônia (CRA) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em Belém (PA).

Este curso foi promovido pelos países membros da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA) que, no contexto do projeto BNDES e com recursos do Fundo Amazônia, pode contratar, por solicitação do executor técnico do projeto, CRA/INPE, a compra de imagens e a realização de capacitação para difundir as tecnologias para análise de imagens de radar, que é uma das propostas do Projeto Capacitree.

O curso em Belém foi pensado como um nivelamento dos instrutores, bem como para avaliação do conteúdo a ser ministrado futuramente. Participaram colaboradores dos projetos TerraClass e DETER-B e consultores do Projeto de Capacitação em Monitoramento de Florestas por Satélite – Capacitree, além de pesquisadores do Instituto Evandro Chagas e consultorias independentes.

O curso abordou os princípios do imageamento por radar, como geometria das imagens e resolução espacial, conceitos de interferometria e polarimetria, além de aplicações em floresta. Os participantes realizaram exercícios práticos, em aplicativos gratuitos, sobre processamentos digitais de imagens SAR (radar de abertura sintética). Para tanto, o curso contou com a atuação da equipe de especialistas em Radar da Visiona Tecnologia Espacial, Waldiza Brandão e Cleber de Oliveira, Mestre e Doutor pelo INPE, respectivamente, e com a colaboração do Prof. Dr. Arnaldo Queiroz da UFPA, Doutor em Polarimetria SAR também pelo INPE.

De acordo com Alessandra Gomes, chefe do CRA/INPE e também coordenadora do Capacitree, a programação consta de dois cursos, um voltado para o público interno e convidados brasileiros – realizado agora – e outro para profissionais dos países membros da OTCA. “A iniciativa é extremamente interessante e dispõe de recursos do Fundo Amazônia para sua realização. Estamos verificando a data e local do segundo curso, após avaliar como foi o desempenho dos alunos nesta primeira edição”, declarou Alessandra Gomes.

Participantes do curso realizado no CRA/INPE, em Belém. Imagens @ Rodrigo dos Santos - OTCA