De acordo com o portal globo.com, o governo do Distrito Federal lançou nesta sexta-feira (8) a plataforma interativa “Geoportal”, com dados da geografia, da infraestrutura urbana e da população da capital

Fonte: globo.com

Com um mapa “mais preciso e oficial” que o Google Maps, gerenciado pela Secretaria de Gestão do Território e Habitação, o sistema promete concentrar informações importantes para o cidadão comum e para especialistas. O sistema já está no ar e funciona em qualquer computador com acesso à internet – a versão para smartphones está em desenvolvimento. Segundo o secretário de Habitação, Thiago de Andrade, o Sistema de Informações Territoriais de Urbanas (Siturb) existe desde 2010, mas não estava aberto ao público.

Até a noite desta quinta (8), o sistema exibia 43 opções de filtros – cada um deles lança um tipo de informação sobre o mapa em alta resolução do DF. Ao marcar cada item, o usuário pode conferir toda a rede de captação e distribuição da Caesb, as estações e linhas do Metrô, a malha de ciclovias concluídas e projetadas e o traçado das rodovias que cortam a capital, por exemplo.

Nos filtros ligados à habitação, é possível demarcar todos os lotes registrados oficialmente nos cadastros do Palácio do Buriti – e comparar com os lotes efetivamente ocupados, seja por concessão, por invasão ou por processos com regularização pendente. Dados da Agefis inseridos no sistema também mostram as regiões de ocupação irregular, incluindo aquelas que estão em áreas de preservação permanente e, por isso, não podem ser regularizadas.

Segundo o governo, a ferramenta pode ser útil ao negociar a compra de um imóvel ou planejar uma expansão na própria casa. Ferramentas de medição geográfica com base nos mapas permitem que o cidadão calcule a faixa de 30 metros de distância da orla do Lago Paranoá, onde construções particulares são proibidas, ou o raio de distância para preservar uma nascente, por exemplo.

“É uma plataforma aberta, em que uma foto ou uma planta urbana têm coordenadas precisas. Um especialista, uma instituição que tenha interesse público pode, inclusive, se inscrever para editar a base de dados, incluir informações”, diz Andrade. Essa permissão será avaliada por um comitê gestor do sistema, que ainda não foi consolidado.

Fonte: globo.com

Como o Geoportal funciona?

No canto esquerdo da tela você encontrará um catálogo de ferramentas para você personalizar a sua busca, medir objetos, ativar legendas, download da pesquisa, incluir marcadores, identificação de objetos.

No botão ao lado Imagens, você tenha acesso a uma série histórica de fotos aéreas de Brasília a partir de 1965 até os dias de hoje.

Na opção Camadas, você escolhe 43 categorias de busca de informações geoespaciais no DF. Por meio das suas escolhas por camadas, você consegue, por exemplo, ter acesso a todo mobiliário e esporte e lazer, instalações de equipamentos públicos, como escolas e hospitais.

Na barra central da página, constam os botões principais de navegação:

SITURB: É o Sistema de Informações Territoriais e Urbanas do DF utiliza de um sistema de informação geográfica para fazer representações em mapas para o auxílio no desenvolvimento de políticas públicas para as áreas de urbanismo, habitação e regularização fundiária.

Metadados: Permite a busca dos metadados dos conjuntos de dados geográficos, os quais estão disponíveis no SITURB.

Geoserviços: Base de dados das camadas disponíveis em links; Imagens de Brasília disponíveis em links.

Sisduc: Acesso ao Sistema de Documentação Urbanística e Cartográfica do DF.

Cartografia: Toda cartografia do DF digitalizada.

Clique aqui para visitar o Geoportal

Veja também: IBGE lança Atlas Nacional Digital do Brasil 2016 com mapas interativos e caderno temático sobre indígenas