Pesquisas, publicações, estatísticas e indicadores elaborados pelo Instituto serão publicados em formato aberto e disponibilizados

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) disponibilizará pesquisas, estatísticas e indicadores em formato aberto. O calendário de divulgação dos conteúdos, que são elaborados pela própria entidade, pode ser consultado no Plano de Dados Abertos (PDA) para o próximo biênio.

Com isso, pesquisadores, professores universitários, estudantes, empresários, representantes de Organizações da Sociedade Civil e demais cidadãos serão beneficiados.

Dados e metadados do Cadastro Central de Empresas, do Censo Agropecuário, do Censo Demográfico e do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) são exemplos de pesquisas e indicadores que já foram disponibilizados nesse formato pelo IBGE.

Também já foram divulgados dados abertos da Contagem da População, da Classificação Nacional de Atividades Econômicas, Pesquisa Anual de Serviços e da Pesquisa das Características Étnico-raciais da População.

Para Arnaldo Barreto, diretor substituto de Informática do IBGE, a elaboração do plano é um marco para a implantação de um instrumento de planejamento e coordenação de ações de divulgação de dados. “A missão do IBGE é retratar o Brasil com informações necessárias ao conhecimento de sua realidade e ao exercício da cidadania. Portanto, para o instituto é fundamental dar transparência aos dados que são produzidos”, explica.

Segundo Barreto, a publicação de dados abertos para a sociedade é um ganho para a elaboração e desenvolvimento de ações governamentais. “A discussão de políticas públicas entre o cidadão e o governo fica mais madura, pois se baseia em fatos e dados oficiais, construídos com metodologias internacionalmente aceitas e coletadas de maneira transparente”, afirma o diretor substituto.

Dados Abertos

A divulgação do Plano de Dados Abertos (PDA), pelo IBGE, atende ao estabelecido pelo Decreto nº 8.777, de maio de 2016, que criou a Política de Dados Abertos da Administração Pública Federal (APF). Os dados são abertos quando podem ser tratados e trabalhados por pessoas e máquinas. Qualquer cidadão pode livremente usá-los, reutilizá-los e redistribuí-los, mediante, no máximo, à exigência de creditar a sua autoria.

“De acordo com o decreto, todos os órgãos federais têm de elaborar o seu planejamento e a equipe de Dados Abertos do Ministério do Planejamento está à disposição para auxiliar os órgãos neste trabalho”, afirma Marcelo Pagotti, secretário de Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP).

O Portal de Dados Abertos conta atualmente com 1.122 conjuntos de dados neste formato.

Confira também: Cidadania geoespacial: IBGE atualiza dados geográficos do Brasil