Soluções permitem saber a previsão do tempo no planejamento da execução de operações e visualizar, em mapas de fácil entendimento, informações críticas ao cultivo, como pragas

TOTVS logo 300x110 Novas soluções da TOTVS melhoram desempenho da produção agrícola

A solução da TOTVS para Produção de Cultivos (PIMS Multicultivos) inclui uma série de mecanismos para auxiliar o produtor na gestão do dia a dia do negócio, com agilidade na tomada de decisão, alto desempenho da produção e eficiência na utilização de recursos. A partir de agora, a ferramenta conta com duas novas funcionalidades: Climatologia e Mapa de Calor.

Imagine visualizar a previsão do tempo diretamente na ordem de serviço e, assim, criar regras que podem restringir a operação em determinados locais com possibilidade de chuvas, por exemplo. Com a Climatologia isso é possível. Funciona assim: utiliza-se o controle de clima no planejamento da execução de operações e, baseado nisso, pode-se então restringir, no momento da abertura de serviço de campo, a execução da atividade em uma certa localidade, de acordo com as análises. O objetivo é assegurar que máquinas, mão de obra e insumos serão utilizados de forma eficiente, apenas quando as condições climáticas forem favoráveis, refletindo em redução de custos para o agronegócio.

Já a funcionalidade Mapa de Calor é uma demonstração gráfica de informações por cores que mostram o desempenho dos elementos analisados de forma fácil de visualizar. Por exemplo, o mapa pode ser utilizado para a inspeção de pragas e, nesse caso, mostrar a área que está mais “quente” considerando uma determinada infestação. Para a criação dessa solução é utilizado um método de sobreposição de dados que utiliza geoestatística, gerando mapas de distribuição espacial daquilo que está sendo estudado, como no caso do exemplo citado, a infestação de uma praga.

“Criamos soluções dentro de nossos sistemas tendo sempre em mente quatro pontos básicos para que o ERP seja um facilitador do negócio do nosso cliente. São eles: garantir rapidez na tomada de decisão, eficiência na utilização de insumos, redução de custo e sustentabilidade. As funcionalidades de climatologia e mapa de calor são exemplos dessa atenção sendo colocada em prática em forma de oferta”, conta Fabio Girardi, diretor do segmento de Agronegócio da TOTVS.

O PIMS Multicultivos oferece ainda outras ferramentas para facilitar o planejamento das operações, como otimização na identificação do local de produção, custos e receita, diagramas de rateio, desenho livre para locais de produção e indicadores, além de facilitar o planejamento de plantio de mais de uma variedade de item por local de produção.

Clique para acessar o site da TOTVS.

Confira o artigo Vem aí a Transformação Digital da Agricultura. Entenda