O curso “Introdução à Fotogrametria Digital Arquitetônica” é uma atividade de extensão promovida pela Faculdade de Arquitetura da UFBA (FAUFBA), sendo parte integrante de um escopo mais amplo, denominado programa permanente para a Documentação do Patrimônio Arquitetônico do Estado da Bahia, com o uso de Tecnologias Digitais que está sendo implementado pelo Laboratório de estudos avançados em Cidade, Arquitetura e tecnologias Digitais (LCAD)

PÚBLICO ALVO

Alunos de graduação ou pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo ou Engenharia, além de arquitetos, técnicos e gestores de órgãos oficiais de preservação do patrimônio arquitetônico.

PRÉ-REQUISITO

O curso tem como pré-requisito o domínio do uso de ferramentas CAD, como o AutoCAD ou ferramentas similares. O aluno deverá preencher a ficha de pré-inscrição e assumir formalmente o compromisso de cumprir todas as atividades do curso (assinatura do Termo de Compromisso).

CARGA HORÁRIA

A carga horária total do curso é de 60 horas. O curso ocorrerá nos dias período de 21 a 25/11/2016 e 28 a 30/11/2016, nos turnos matutino (das 8 h 30 min às 12 h 30 min) e vespertino (13 h 30 min às 17 h 30 min).

AVALIAÇÃO

A avaliação da aprendizagem será realizada a partir do desenvolvimento dos exercícios e do desenvolvimento do trabalho prático orientado.

LOCAL DE REALIZAÇÃO

As aulas serão ministradas no Laboratório de estudos avançados em Cidade, Arquitetura e tecnologias Digitais (LCAD), da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia, localizado na Rua Caetano Moura, 121, Federação – Salvador – BA.

INFRAESTRUTURA

O curso será realizado em uma sala do LCAD equipada com:

• Licenças do PhotoModeler Scanner 2016,
• 14 (quatorze) microcomputadores de alto desempenho,
• Câmera fotogramétrica digital Nikon D300, e
• Projetor de multimídia, quadro branco, pincel e apagador.

NÚMERO DE VAGAS

Serão disponibilizadas 30 (trinta) vagas para o público interessado que possuam os pré-requisitos
necessários.

CERTIFICAÇÃO

Serão conferidos certificados de aproveitamento e freqüência a todos os participantes que cumprirem as exigências do curso com conceito maior ou igual a 7 (sete) e tiverem presença igual ou superior a 75%. A avaliação será feita a partir da análise do trabalho prático desenvolvido pelo aluno, compreendendo a ortofoto e o desenho da restituição.

INSCRIÇÕES

O curso oferece 30 (trinta) vagas com inscrições gratuitas. Para participar do mesmo, os interessados deverão efetuar a pré-inscrição no Laboratório de estudos avançados em Cidade, Arquitetura e tecnologias Digitais, ou enviar a ficha devidamente preenchida por email. Para os participantes que estão empregados e trabalhando, as fichas de inscrição deverão vir acompanhadas de uma carta de apresentação da instituição ou empresa, informando da importância do curso para a mesma, bem como reafirmando o compromisso do interessado com a realização do curso e execução dos trabalhos. Após a análise da documentação do interessado (fichas de pré-inscrição do candidato, carta de apresentação e termo de compromisso), serão definidos os nomes dos participantes do curso.

Contatos para inscrições:

Prof. Arivaldo Leão de Amorim – alamorim@ufba.br
Profa. Natalie Johanna Groetelaars – natgroet@ufba.br

Veja também: CAU disponibiliza IGEODATA, ambiente com nova interface para consultas de dados públicos