O satélite PeruSAT-1, projetado e construído pela Airbus Defence and Space, emitiu suas primeiras imagens após seu lançamento bem sucedido, em 16 de setembro passado a partir da cidade de Kourou

Foto: CONIDA 2016

A Airbus Defence and Space está entre as principais desenvolvedoras de satélites de observação da Terra em todo o mundo, e o PeruSAT-1 é baseado na plataforma flexível e compacta AstroBus-S, que possui um sistema de instrumento óptico com carboneto de silício e resolução espacial de 70 centímetros.

Ele irá coletar imagens para uso na agricultura, no planejamento urbano, no controle de fronteiras e no monitoramento do tráfico de drogas, e irá apoiar a gestão da ajuda humanitária e a avaliação de desastres naturais, entre outras aplicações.

Construído em um tempo recorde de menos de 24 meses, o PeruSAT-1 é atualmente o mais poderoso satélite de observação da Terra na região latino-americana. Resultado de um acordo bilateral entre o Peru e a França, o PeruSAT-1 dá ao país uma capacidade soberana e irá desempenhar um papel fundamental em trazer os benefícios do espaço para sua sociedade.

Leia também: Novo mapa 3D mundial disponível – modelo de elevação global TanDEM-X