Segundo o portal iPhoneate, no dia de ontem (8/11) a Apple foi obteve uma patente de um sistema de mapeamento de realidade aumentada que aproveita o hardware do iPhone para melhorias visuais através da transmissão de vídeo

Fonte: iphoneate.com

O pedido emitido pelo Patent and Trademark Office dos Estados Unidos, com o número de patente 9.488.488, tem o nome de “Augmented reality maps” (mapas de realidade aumentada) e descreve um aplicativo de mapeamento capaz de aproveitar o conjunto de sensores avançados do iPhone para apresentar visão aumentada da realidade em tempo real.

Na patente, explica-se como a transformação digital de informações – tais como nomes de ruas, pontos de interesse e mais – se sobrepõem no vídeo ao vivo de uma câmera de um dispositivo. Outras variações que incluem funções complexas, como navegação baseada em GPS, também são detalhados.

Por exemplo, um usuário pode abrir a câmera traseira do iPhone ativando a função AR (Augmented Reality) do aplicativo de mapas. O sistema correlaciona automaticamente os dados dos sensores do dispositivo, incluindo o giroscópio, bússola digital e acelerômetro, com dados de GPS para localizar a posição do iPhone no espaço, a inclinação e o alinhamento.

Com a informação obtida, a aplicação será capaz de determinar uma aproximação da cena mostrada no fluxo de vídeo. De lá, a imagem ou o vídeo capturado é visualmente reforçado com mapeamento de informações essenciais transferidas de um servidor externo.

Dependendo da orientação do dispositivo, o sistema é capaz de mudar de formatos de visualização de vídeo ao vivo para uma vista panorâmica, fazendo com que a transição dentro e para fora do modo AR seja fluída.

Já se sabe que a Apple está trabalhando em soluções de realidade aumentada, embora não se saiba exatamente como e quando este produto será disponibilizado.

Veja também: OGC adota padrão aberto para Realidade Aumentada