Conheça o software GisWorks Iluminação Pública para gerenciamento de iluminação dos municípios

No dia 1º de janeiro de 2015, a Agência Nacional de Energia elétrica (ANEEL), determinou que a manutenção da iluminação pública é de responsabilidade das prefeituras dos municípios.

O Consórcio Intermunicipal de Saneamento Ambiental (CONSAB) contratou a empresa Unidesk Consultoria e Informática, que criou o software chamado GisWorks Iluminação Pública, para o melhor gerenciamento de iluminação pública dos municípios de Artur Nogueira, Conchal, Cordeirópolis, Cosmópolis, Engenheiro Coelho, Holambra e Jaguariúna.

O software Gisworks Iluminação pública possui ferramentas que permitem o cadastro georreferenciado de postes, controle de estoque, Call Center, execuções de Ordem de Serviço e geração de relatórios gerenciais e mapas temáticos. Com esse software é possível observar melhoria dos serviços com reduções nos custos, nos índices de falhas e nos tempos de atendimento.

Houve também uma melhora em relação à atendimento ao cidadão. Quando o cidadão solicita a manutenção de algum poste de iluminação pública, a Consab envia uma mensagem de texto (SMS), informando a este cidadão, a abertura da ordem de serviço, “Informamos que concluímos o atendimento de sua Solicitação de 28/10/2016. O Consórcio CONSAB agradece sua colaboração.”. E também a execução do serviço contendo a data, a hora e um número de protocolo, “A sua solicitação de 04/11/2016 gerou o protocolo num. 24476 que iremos solucionar no menor prazo possível. O Consórcio CONSAB agradece seu contato.”.

A Unidesk realiza, também, o cadastro georreferenciado de todos os postes, dos municípios de Artur Nogueira, Conchal, Cordeirópolis, Cosmópolis, Engenheiro Coelho, Holambra e Jaguariúna.

Primeiramente, os técnicos colocaram placas com números de identificação do poste, fazem o cadastro georreferenciado do poste e por fim, tiraram fotos dos postes.

Para a colocação das placas, numa altura de três metros, os técnicos fazem um treinamento de trabalho em altura, a NR35, que estabelece os requisitos mínimos e as medidas de proteção para o Trabalho em Altura, envolvendo o planejamento, organização e execução, de forma a garantir a segurança e a saúde dos técnicos envolvidos direta ou indiretamente com esta atividade.

E para cadastrar e georreferenciar os pontos de iluminação, é entregue aos técnicos de campo tablets que tem instalado o software GisWorks Mobile Iluminação Pública, esse software contem a base cartográfica do município em formato shapefile (eixo de logradouro com nome das vias e limite do município).

Os técnicos percorreram todos os bairros e logradouros da cidade. Ao visualizar um poste, os técnicos buscavam o local exato no mapa e marcavam manualmente o ponto referente ao poste.

A cada ponto marcado, é aberta uma tela, que solicitava o preenchimento das características do poste: tipo de material de constituição do poste, quantidade e o tamanho dos braços com lâmpada, material das lâmpadas (vapor de sódio, mercúrio, vapor metálico, mista, LED, HO, lâmpada fria, etc) a voltagem das lâmpadas, com ou sem proteção das lâmpadas, reatores integrados ou externos.

Quando não havia arruamento para se basear para a marcação do ponto, como no caso de rodovias e estradas, por exemplo, é utilizado um GPS manual da marca Garmin modelo Etrex30, que permite a marcação de pontos nesses locais sem referenciamento para a marcação precisa a partir do tablet com GisWorks Mobile.