Já está disponível o novo módulo do Cadastro Ambiental Rural (CAR) que permite ao público acessar os dados dos imóveis cadastrados em todo país

modulo consulta publica car 300x289 Disponível novo Módulo de Consulta Pública aos dados do CARCom a nova ferramenta, qualquer cidadão agora pode baixar informações públicas do cadastramento e os dados georreferenciados (arquivos em formato shapefile) dos imóveis cadastrados, por município.

O novo módulo disponibiliza um mapa do país com análise temporal e outros filtros temáticos para aperfeiçoar a análise dos dados do CAR – declaração que cada proprietário tem de fazer com áreas degradadas e passíveis de recuperação dentro de suas terras.

Confira o Módulo Consulta Pública aos dados do CAR

Segundo afirmou o ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, na última terça-feira (29/11), o país entrará em nova fase de regularização ambiental nos moldes previstos pelo Código Florestal.

Junto com a divulgação para a sociedade do módulo com os dados públicos do CAR, dos imóveis rurais de todo o país, também foram assinadas concessões de manejo no Pará e outras medidas para combater o desmatamento.

Pós-CAR

Embora a data limite seja dezembro de 2017, o CAR está em expansão para cobrir a totalidade do território nacional. Hoje, segundo o Serviço Florestal Brasileiro (SFB), mais de 3,19 milhões de imóveis rurais brasileiros estão na base de dados do CAR, com uma área total de 406 milhões de hectares.

Baixe aqui conteúdos gratuitos sobre CAR

Para acelerar o processo de recuperação da vegetação, os governos estaduais terão, agora, acesso à ferramenta de gestão da base de dados geoespaciais do CAR e a outras informações referentes aos imóveis.

As ações para o setor permitirão o desenvolvimento de uma economia florestal de bases sustentáveis, conforme as metas internacionais assumidas pelo Brasil no combate à mudança do clima.