O Inpe está realizando um workshop de ciência espacial em parceria com a China. Objetivo é ampliar a cooperação entre os dois países. Desde 2014, o Inpe mantém um laboratório de clima espacial em conjunto com a Academia Chinesa de Ciências e o Centro Nacional Chinês para Ciência Espacial

Pesquisadores participam nesta terça (6) e quarta-feira (7) do 1º Workshop Brasil – China em Ciência Espacial, que será realizado na sede do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) em São José dos Campos (SP). No evento, haverá debates sobre sensoriamento remoto, lixo espacial e formação de novos talentos.

Em cooperação com a Academia Chinesa de Ciências e o Centro Nacional Chinês para Ciência Espacial (CAS e NSSC, nas siglas em inglês), o Inpe mantém em suas instalações, desde 2014, um laboratório conjunto de clima espacial. A iniciativa tem facilitado as pesquisas na área, promovendo o intercâmbio de cientistas entre os dois países.

Juntos, Brasil e China promoveram campanhas científicas de coleta de dados e instalaram instrumentos para aperfeiçoar estudos sobre clima espacial. Com o avanço neste setor, os dois países buscam expandir a parceria no campo da ciência espacial e do sensoriamento remoto. A participação em atividades de monitoramento de lixo espacial e estudos para o desenvolvimento de um satélite na área de clima espacial estão entre as possibilidades que serão discutidas no encontro.

“Cumprimos todas as atividades previstas com a implantação do laboratório conjunto e estamos iniciando as discussões para os próximos passos da cooperação. Este será um workshop exploratório”, afirmou o pesquisador Clezio Marcos De Nardin, que coordena o Programa de Estudo e Monitoramento Brasileiro do Clima Espacial (Embrace) do Inpe, responsável por acompanhar fenômenos que podem afetar satélites e sistemas tecnológicos como GPS e linhas de transmissão.

Também participarão do workshop representantes do Ministério das Relações Exteriores e de outros institutos de pesquisa e universidades.