Quer se capacitar em uma época na qual a maioria só está pensando nas férias? O Inpe oferece uma capacitação em Belém sobre monitoramento de florestas. As vagas são limitadas

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais/Centro Regional da Amazônia (Inpe/CRA), instalado no Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá), em Belém (PA), vai realizar entre os dias 9 e 12 de janeiro de 2017 a capacitação “Monitoramento de florestas por satélite utilizando o sistema TerraAmazon para projetos Prodes e Terraclass”.

O curso é gratuito e voltado para profissionais graduados ou em último ano de graduação. Serão ofertadas apenas 24 vagas.

Os candidatos devem ter graduação finalizada ou estar cursando o último ano de Engenharia Cartográfica, Engenharia Florestal, Ecologia, Geologia, Biologia, Engenharia Ambiental, Agronomia ou áreas afins.

É extremamente desejável experiência em sensoriamento remoto e geoprocessamento. Os interessados devem enviar o currículo lattes para os e-mails julio.delgado@funcate.org.br e rodrigo.santos@inpe.br, até às 10h da próxima sexta-feira, 6 de janeiro.

O curso será ministrado por Luis Waldyr Rodrigues Sadeck e Carlos da Costa Mesia, geógrafos e consultores do projeto de Capacitação em Monitoramento de Florestas por Satélite (Capacitree), iniciativa que já qualificou desde 2010 mais de 450 técnicos de países da América Latina, Ásia e África, a partir das tecnologias de mapeamento e monitoramento com o Sistema TerraAmazon, software desenvolvido pela Divisão de Processamento de Imagens (DPI/INPE) em parceria com a Fundação de Ciência, Aplicações e Tecnologia Espaciais (Funcate).

O Capacitree também gera material didático em forma de vídeo-aulas, disponibilizado em português, inglês, francês e espanhol, que pode ser utilizado gratuitamente em salas de aula de graduações e pós-graduações, facilitando a divulgação de ferramentas e repassando capacitação de forma didática.

Serviço

Curso “Monitoramento de florestas por satélite utilizando o sistema TerraAmazon para projetos Prodes e Terraclass”
Datas: de 9 a 12 de janeiro de 2017, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30
Carga Horária total de 32h
Local: sede do Inpe/CRA, no Parque de Ciência e Tecnologia Guamá – Av. Perimetral, 2561
Pré-seleção: através do envio do currículo lattes para os e-mails julio.delgado@funcate.org.br e rodrigo.santos@inpe.br, até às 10h do dia 6 de janeiro de 2017

Com informações da Assessoria de Comunicação do Inpe/CRA