A rede de hotéis de alto padrão Four Seasons (www.fourseasons.com) terá a primeira operação no Brasil. O país se junta a outros 41 que já possuem hotéis da rede. O empreendimento de uso misto de larga escala com 82.000 m², tem inauguração prevista para 2017 e está localizado no Parque da Cidade, na zona Sul da capital paulista, um dos eixos mais dinâmicos da cidade.

Com um projeto arquitetônico moderno e elegante, liderado pela Iron House, que desenvolve o empreendimento, a torre de 30 andares terá 17 pavimentos destinados ao hotel e 13 às unidades residenciais de luxo e mais 6 andares de subsolos para áreas técnicas e estacionamento. Serão 254 quartos de alto luxo, restaurante, lobby bar, spa, fitness center e 1.500 m² de espaço de eventos e salas de conferências e 84 residências de 92 a 214 m² com um ou dois quartos. Com projeto arquitetônico assinado pelos renomados escritórios norte-americano HKS Architects e o brasileiro Aflalo/Gasperini, que estão envolvidos mais de 70 empresas, localizados em 13 diferentes regiões no mundo e 8 fusos horários.

 

O maior desafio do projeto

A Iron House, empresa brasileira com foco em desenvolvimento, investimento e gestão de ativos imobiliários, tem o desafio de desenvolver e entregar uma obra no elevado padrão de qualidade Four Seasons, envolvendo em tempo real todos os profissionais alocados em diversas partes do mundo.

Como parceiros estratégicos para atender as demandas de tempo, custo e qualidade, a Iron House contratou a empresa de consultoria BIM Gehry Technologies, que foi responsável por analisar as necessidades do cliente, sugerir e gerenciar as melhores ferramentas e processos BIM e de desenvolvimento de projetos, realizar o treinamento dos profissionais para uso das tecnologias e auxiliar no acompanhamento do projeto. A Gehry Technologies é uma empresa da Trimble, líder mundial em soluções que otimizam o ciclo de vida completo, Projeto-Construção-Operação, de empreendimentos.

 

Plataforma de colaboração online em tempo real

A centralização dos projetos e toda documentação de design em um único ambiente aumentou o nível de segurança, a velocidade e a comunicação entre a equipe do projeto. Parte essencial desse sucesso foi a escolha pelo Trimble Connect, uma plataforma online na nuvem que permite visualização de documentos e modelos BIM (Building Information Modeling), elaborados em diversos softwares, com a colaboração entre todos os stakeholders. Esse processo permite compilar digitalmente um ou mais modelos virtuais precisos de uma construção, bem como todos os documentos e projetos da edificação, mitigando risco de utilização de versões desatualizadas por apresentar um projeto único, em tempo real e acesso online. A plataforma suporta arquivos 2D e 3D, faz verificação de conflitos de geometria, aponta quantidades de elementos (como vigas, portas e volume de concreto), e permite visualizações e comentários mesmo por quem não possui softwares específicos instalados em seu computador. Tudo na forma mais amigável e ágil possível.

“O Trimble Connect permitiu à Iron House um maior controle sobre o desenvolvimento dos projetos, aprimorando qualidade, tempo e custo. Aliado a isso, a sinergia gerada entre as equipes envolvidas foi fator decisivo para uma redução de mais de 20% no custo da obra, mantendo a qualidade do projeto e cumprindo os elevados padrões para um Hotel Four Seasons”, Octavio Moraes, coordenador de Engenharia da Iron House. “Nós chegamos a ter mais de 150 pessoas trabalhando ao mesmo tempo no projeto. Essas pessoas estavam em 13 regiões ao redor do mundo e em 8 fusos horários diferentes. A solução Trimble Connect nos ajudou a organizar essa comunicação e troca de informações, facilitando os trabalhos”, completa Moraes.

Para Pedro Alvito, Consultor da Trimble,Um dos maiores legados da Trimble à Iron House é o núcleo BIM em funcionamento, incluindo tecnologia e equipe, que pode ser utilizado em outros empreendimentos liderados pela empresa independentemente do acompanhamento da consultoria. A tecnologia e o planejamento estão cada vez mais presentes nos projetos de construção, e em iniciativas como esta, são nítidos os ganhos estratégicos e financeiros”.

 

Sobre a Iron House

Iron House é uma empresa brasileira com foco em desenvolvimento, investimento e gestão de ativos imobiliários. É uma subsidiária do Grupo Cornélio Brennand, empresa familiar centenária com atuação em quatro áreas de negócios: energia renovável, vidro plano, cimento e desenvolvimento imobiliário. As áreas de negócios são geridas pela terceira geração da família e administradas por um time de executivos profissionais que compartilham os mesmos valores e tradições empresariais que norteiam a história do Grupo desde a sua fundação em 1917. O portfólio da Iron House inclui investimentos em São Paulo, Pernambuco e Bahia em ativos que vão de hotéis e residências de luxo, a varejo e land developments.

 

Sobre a Trimble

A Trimble é uma empresa que desenvolve tecnologias para transformar e melhorar o modo como o mundo trabalha. Com a integração de dados de posicionamento, transmissão em tempo real e processamento de informações, a Trimble oferece a solução completa de ponta-a-ponta para ampliar a produtividade, segurança e sustentabilidade em projetos para indústrias e governos. Presente com seus produtos no País há mais de três décadas, a Trimble contribui com suas soluções para que o Brasil explore o máximo de seu potencial de desenvolvimento nas áreas de Agricultura, Construção de Infraesturtura, Transporte & Logística, Aplicações Geoespaciais e Construção de Edificações. Fundada em 1978, a Trimble está sediada em Sunnyvale, Califórnia. Para mais informações, visite: www.trimble.com.