A nova gestão de prefeitos que assumem em 2017 terá desafios enormes pela frente, de fazer mais com menos recursos e com cidadãos cada vez mais exigentes. Muito além de somente aumentar a arrecadação de IPTU, as Geotecnologias podem “turbinar” a gestão municipal e integrar todas as áreas do município. Este treinamento vai mostrar na teoria e na prática como chegar a resultados extraordinários através do uso eficiente da informação e análise espacial na gestão pública municipal.

Pensando em capacitar técnicos que trabalham em prefeituras e gestores no uso eficaz da geotecnologia, será realizado no dia 9 de maio em São Paulo (SP), durante o MundoGEO#Connect, o Curso: Análise Geográfica na Gestão Municipal.

GIS-na-Gestão-Municipal-PrefeiturasTópicos que serão abordados no Curso:
• Visão geral do uso de um SIG em Prefeituras
• Qual caminho seguir: SIG livre ou de Mercado?
• Como criar uma cultura Geo na prefeitura e como reunir e motivar equipes para desenvolver este tipo de projeto
• Como usar dados, software e tecnologias de mapeamento colaborativo para enriquecer minha base a uma baixo custo
• Como padronizar e transformar dados existentes na prefeitura (papel, cad, tabelas, documentos, imagens etc.) em informações geográficas adequadas a análises espaciais
• Qual SIG é mais adequado a estrutura da minha prefeitura: Desktop ou Corporativo? E quais as vantagens e desvantagens, assim como ganhos e perdas na implantação?
• Como as geotecnologias podem auxiliar no desenvolvimento municipal em apoio a projetos das mais variadas secretarias
• Como transformar o SIG em um elemento gerador de receitas para o município
• Metodologias usadas em projetos para apoio as secretarias: Educação, Saúde, Habitação, Finanças, Segurança etc. E como organizar minhas bases pra isto?
• Por onde começar? Experiências que deram certo e como evitar erros comuns na estruturação de projetos Geo em prefeituras

georgeO instrutor será George Serra, com Mestrado em Engenharia com Área de Concentração em Informações Espaciais pela Escola de Engenharia Politécnica da Universidade de São Paulo (EPUSP 2006), Certificação de Aperfeiçoamento como DBA/Oracle 11g (SENAC/SP 2011), Especialização em Cartografia aplicada ao Geoprocessamento (ENGECART/UFPE 1999), Extensão em Modelos Estatísticos para Marketing Quantitativo (FGV/SP 2003). Geógrafo (Geociências UEC 1997). Instrutor Certificado Internacional ESRI nos Segmentos Desktop e Corporativo – 8.X, 9.X, 10 e 10.1 (EADA10 e 10.1), além da certificação CompTIA CTT + (Técnicas de Apresentação, Didática e Oratória). Possui cerca de 20 anos de experiência na área de Geotecnologias, com mais de 10.000 horas de cursos, aulas e palestras proferidas e atuando em diversos segmentos de mercado, projetos e empresas. Palestrante em variadas feiras, congressos nacionais e internacionais, além de atuar como instrutor de softwares de GIS/SR e consultor técnico em projetos para governo, empresas públicas, privadas e universidades no Brasil e Exterior. Coordenador de variados projetos e departamentos (Mapeamento, Geomarketing, Suporte, Treinamento, Localização de Softwares e Análises Espaciais Avançadas) da Empresa Imagem Inteligência Geográfica. (2002 a 2007). Professor de Pós-Graduação das disciplinas: Análise Espacial, Banco de Dados Geográficos, GIS para Planejamento Urbano, Aplicações em Geo e GIS Web, nas instituições: Universidade de Engenharia de Agrimensura (EEMBA), Universidade Senac – SP e Universidade Estadual de Maringá (UEM). Atividades de Consultoria, Treinamento e Coordenação de Projetos para a Estruturação do Censo de Angola – África (SINFIC-INE/2012). Atua como Coordenador de Projetos, Instrutor Técnico e Consultor Senior em Estruturação, Padronização e Modelagem de Bases Espaciais/Tabulares, Geomarketing e Geotecnologias em Empresas e Órgãos Públicos no Brasil e Exterior pela Empresa GEOSERT (www.geosert.com). Atualmente é Consultor em Geotecnologias da Prefeitura de Manaus – AM.

Confira a programação completa do MundoGEO#Connect e garanta sua vaga

Aproveite a promoção de lançamento: escolhendo duas atividades, a terceira sai de graça.

Fonte: MundoGEO#Connect 2017