UFSCar abre curso de especialização em Geoprocessamento. O objetivo é a difusão dos conceitos de geoprocessamento e suas aplicações gerais

O Geoprocessamento é a área do conhecimento que engloba um conjunto de técnicas utilizadas para coletar, tratar e analisar dados espaciais encontrados em mapas, plantas, dentre outros tipos de fontes. Algumas dessas tecnologias são a Topografia, a Cartografia, a Geoestatística, os próprios Banco de Dados Geográficos e os Sistemas de Informação Geográfica (SIG).

Para atender à demanda de quem necessita de conhecimentos básicos e avançados em geoprocessamento por meio de programas computacionais gratuitos, está aberto, até o dia 2 de março, o período de inscrições para o Curso de Especialização em Geoprocessamento Aplicado, oferecido pelo Departamento de Engenharia Civil (DECiv) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). A pós-graduação também oferece condições para que o estudante possa compreender e criticar suas aplicações, além de conhecer seu potencial de análises.

A especialização conta com ensino teórico, de laboratório em geoprocessamento e de campo, totalizando 384 horas/aula, sendo 192 presenciais e 192 a distância. As aulas presenciais serão ministradas às sextas-feiras, das 19 às 23 horas, e aos sábados, das 8 às 12 e das 14 às 18 horas.São oferecidas 25 vagas. Os interessados em participar, que já devem ser graduados, podem se inscrever pelo site www.geoproces2017.faiufscar.com. As inscrições antecipadas têm descontos que decrescem com o passar do tempo.
Os candidatos devem ter conhecimentos básicos de Informática, Geografia e Cartografia, além de dominar a leitura e a compreensão dos idiomas presentes no material didático do curso: Português, Espanhol e Inglês. O processo seletivo será realizado pela ordem de inscrição efetiva e por meio de análise do histórico escolar.
O curso tem início previsto para o dia 3 de março no Campus São Carlos da UFSCar, com término em fevereiro de 2018. Mais informações sobre as disciplinas, investimento, dentre outras, podem ser obtidas no site do Núcleo de Geoprocessamento da UFSCar, em www.nucleodegeo.ufscar.br.