O Departamento de Geofísica do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da Universidade de São Paulo (USP) oferece uma oportunidade de Pós-Doutorado em Geociências com Bolsa da FAPESP. O prazo de inscrição encerra em 20 de fevereiro

A Bolsa está vinculada ao projeto “Nordeste: uma nova ciência para um importante, porém negligenciado bioma”, um Auxílio à Pesquisa da FAPESP na modalidade São Paulo Excellence Chair (SPEC), desenvolvido no âmbito de acordo de cooperação com os Conselhos de Pesquisa do Reino Unido, que inclui The Natural Environment Research Council (NERC).

Os candidatos devem ter Bacharelado, Mestrado e Doutorado em Geofísica, com significante experiência em aquisição de dados GPR-Ground Penetrating Radar, processamento de sinais digitais e aplicações do método GPR em estudos da subsuperfície rasa, além de demonstrada produção científica em revistas científicas internacionais.

O bolsista de Pós-Doutorado irá se concentrar no desenvolvimento de algoritmos matemáticos usando a metodologia de inversão tomográfica de perfis GPR, visando o mapeamento em alta resolução da distribuição da biomassa em subsuperfície; na aquisição de dados GPR em diferentes áreas da região Nordeste do Brasil – definidas no âmbito do Projeto Nordeste; no processamento dos dados GPR; e na análise das imagens tomográficas com ênfase no mapeamento da distribuição da biomassa no subsolo. O objetivo específico é obter um modelo de distribuição da biomassa no subsolo. Essas informações poderão ser integradas e incorporadas aos modelos a serem desenvolvidos nos grupos de trabalhos de modelagem.

Durante o desenvolvimento do projeto o candidato selecionado deverá desenvolver novas metodologias de análise de dados com ênfase no imageamento da biomassa em subsuperfície e divulgá-las por meio de publicações científicas em revistas arbitradas de grande circulação, além de participar de conferências científicas internacionais.

Os interessados devem enviar carta de manifestação de motivação/interesse, curriculum vitae e três cartas de recomendação a Jorge Luís Porsani, um dos pesquisadores principais do Projeto, no endereço jorge.porsani@iag.usp.br.

O selecionado receberá bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 6.819,30 mensais e Reserva Técnica. A Reserva Técnica da bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista resida em domicílio diferente e precisem se mudar para a cidade onde se localiza a instituição-sede da pesquisa, poderão ter direito a um Auxílio-Instalação.