A Embrapa Monitoramento por Satélite vai qualificar os dados do Programa Nacional de Monitoramento de Embarcações de Pesca por Satélite (PREPS) para a construção de um Sistema de Inteligência Territorial da Pesca.

O assunto foi o tema da reunião realizada em Campinas, SP, no dia 10 de fevereiro, com representantes da Secretaria de Aquicultura e Pesca, ligada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Durante o encontro, foram discutidos os detalhes do Termo de Execução Descentralizada (TED) a ser assinado pelas duas instituições.

O PREPS possui uma série de dados que necessitam de uma análise para identificar, qualificar e quantificar ajustes necessários. O Sistema de Inteligência Territorial Estratégica (SITE) seria proposto e implementado em colaboração com os técnicos da Secretaria de Aquicultura e Pesca, a fim de encontrar a melhor estruturação e qualificação possível. O sistema seria operado pelo Mapa. A previsão é de que os trabalhos tenham início em março, sob coordenação do Grupo de Inteligência Territorial Estratégica (Gite) da Embrapa.

Participaram da visita o diretor do Departamento de Registro, Monitoramento e Controle da Aquicultura e Pesca (DRMC/SAP), Márcio Cândido Alves, e o coordenador geral de Monitoramento e Controle da Aquicultura e Pesca do DRMC, Vinicius Augusto de Sá. Pela Embrapa Monitoramento por Satélite, estiveram presentes o chefe-geral, Evaristo de Miranda, o chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia, José Gilberto Jardine, a supervisora do Gite, Lucíola Alves Magalhães, e os analistas Marcelo Fonseca e Osvaldo Oshiro.

Fonte: CNPM