A empresa Airbus Defence and Space e a Agência Espacial Europeia (ESA) lançaram a mais nova plataforma de observação da Terra, que vai integrar o programa Copérnico. A rede de monitoramento tem como objetivo acompanhar a poluição, o desmatamento, o clima e outras mudanças na superfície da Terra

O satélite Sentinel-2B entrou em órbita na terça-feira passada, a partir do centro de lançamento da ESA em Kourou, na Guiana Francesa.

O seu “irmão-gêmeo” Sentinel-2A foi lançado em 2015, e agora ambos os satélites fazem parte de uma frota criada para o programa Copernicus Earth Monitoring, da ESA, que é o maior projeto de monitoramento ambiental do mundo, de acordo com a agência.

Os dois satélites são ajustados para monitorar o globo de lados opostos do planeta, a partir de imagens coloridas de alta resolução e as imagens infravermelhas da superfície.

Ao fazê-lo, os satélites ajudarão os cientistas a acompanhar as mudanças na cobertura florestal e na poluição da água. Os dados desta formação em dupla fornecerão vistas “sem precedentes” da Terra, disse a ESA em seu site.

“O par de satélites Sentinel-2 vai cobrir toda a superfície da Terra em cinco dias”, disse a empresa Arianespace na semana passada.
“Esta alta frequência significa que eles vão capturar novas visões da Terra, levando a progressos consideráveis no monitoramento e previsão de mudanças na vegetação e poluição aquática.”

Além dos Sentinels-2A e 2B, o projeto de monitoramento da Terra de Copernicus inclui dois outros satélites Sentinel equipados com radar, que permitem o mapeamento através da nuvens. Os gêmeos são projetados para detectar uma ampla gama de fenômenos, como o movimento de icebergs, mas também podem monitorar manchas de óleo, por exemplo.

A ESA está planejando lançar mais dispositivos para se concentrar nos dados do oceano e na atmosfera terrestre, levando eventualmente o número de satélites a sete. O programa Copernicus também poderá enviar dados sobre áreas atingidas por desastres naturais, ajudando equipes de emergência a estimar os danos e encontrar linhas operacionais, estradas e pontes.