A Maptek anuncia a terceira geração de scanners a laser I-Site XR3 e LR3. Menor e mais leve, os novos modelos oferecem uma melhoria significativa na capacidade de alcance, mantendo a confiabilidade e usabilidade.

Quando a Maptek lançou o software I-Site Studio, há 18 anos, a empresa se concentrou no desenvolvimento de ferramentas práticas para modelagem de dados de pesquisa.

Segundo o comunicado da empresa, “cinco anos depois, confiávamos em nossos instintos que os inspetores de minas adotariam prontamente equipamentos de pesquisa de ponta combinados com nosso software inteligente comprovado e, em 2004, começamos a construir hardware de digitalização a laser. Na próxima década, aperfeiçoamos continuamente nossos sistemas”.

Em comparação com a série I-Site 8800, os mais recentes scanners a laser I-Site XR3 e LR3 são 30% menores e 25% mais leves, com 2,5 vezes mais rápido de aquisição de dados e oferecem 25% de melhoria na capacidade de alcance. Uma nova câmera panorâmica de alta gama dinâmica produz imagens digitais de alta resolução para análise geotécnica e mapeamento geológico.

O I-Site XR3 tem uma faixa de varredura de até 2,4 mil metros, proporcionando uma cobertura mais ampla com menos varreduras e permitindo o levantamento de áreas de outra forma inatingíveis. A gama de varredura I-Site LR3 de 1,2 mil metros torna-o um dos principais sistemas para pequenos e médios poços e pedreiras.

O I-Site XR3 e o I-Site LR3 são compatíveis com aplicações de varredura a laser, como o Maptek Sentry para monitoramento de superfície e PerfectDig para conformidade de projeto. O design modular permite a configuração do sistema para atender aos requisitos do site.

A Maptek também construiu e lançou a Sentry como um sistema de monitoramento totalmente transportável. Implantado em um reboque personalizado, o sistema oferece um módulo de alimentação e comunicações, redes celulares e wifi, além de um software Sentry comprovado.

Os scanners laser I-Site XR3 e LR3 estão disponíveis para encomenda. Uma unidade otimizada para uso subterrâneo, o I-Site SR3, seguirá para o mercado no meio do ano.