Estudante brasileiro participa de evento de lançamento do satélite europeu Sentinel-2B, no centro de operações da Agência Espacial Europeia, em Darmstad, Alemanha

Grupo selecionado para participação do #Sentinel2Go. (Credito: ESA/ L.Guilpain).
Grupo selecionado para participação do #Sentinel2Go. (Credito: ESA/ L.Guilpain).

Durante o mês de janeiro de 2017 a Agência Espacial Europeia (European Space Agency – ESA), por meio do sua equipe de mídia social, abriu um processo de seleção para participação do evento de lançamento do satélite Europeu Sentinel-2B, o #SocialSpace, que foi realizado durante a madrugada de 6 a 7 de Março de 2017 no Centro de Operações da ESA (European Space Operations Centre – ESOC/ESA), em Darmstadt, Alemanha, sincronizado com o lançamento no porto espacial da Europa, em Kourou, na Guiana Francesa.

Estudante brasileiro, doutorando em sensoriamento remoto no INPE, Hugo N Bendini. (Credito: ESA/Rpalmari)
Estudante brasileiro, doutorando em sensoriamento remoto no INPE, Hugo N Bendini. (Credito: ESA/Rpalmari)

Foram 100 selecionados entre os 275 inscritos de diferentes continentes de todo o globo. O brasileiro Hugo do Nascimento Bendini, doutorando em sensoriamento remoto no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), foi um dos selecionados, e compartilha seu relato neste artigo. Hugo está atualmente realizando parte de seu doutorado no Laboratório de Geomática da Universidade Humboldt em Berlim (Humboldt-Universität zu Berlin), por meio do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE) da Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do Governo Federal. Segundo Hugo, participar do evento #Sentinel2Go foi uma excelente experiência de interação e aprendizado, além de uma forma muito oportuna de se chegar à Alemanha para realizar sua pesquisa.

ala de controle da Missão Sentinel 2, no ESOC/ESA (Créditos: ESA/RPalmari)
Sala de controle da Missão Sentinel 2, no ESOC/ESA (Créditos: ESA/RPalmari)

O evento #Sentinel2Go contou com uma programação completa. O evento teve início às 14h do dia 6 de março com uma visita guiada nas instalações do Centro de Operações da ESA (ESOC/ESA), onde foram visitados os laboratórios de Detritos Espaciais, Sala de Controle das Missões Planetárias e as salas de Controle de Voo. Em seguida houve um encontro com especialistas em Operações e Observação da Terra da ESA, e uma apresentação de “Boas vindas” do Chefe de Operações da Missão, Paolo Ferri. Após um momento de confraternização, no decorrer da noite, o Diretor de Operações da ESA, Rolf Densing, e o Chefe dos Projetos de Observação da Terra, Philippe Goudy, precederam, com suas apresentações, o tão esperado momento do lançamento, que finalmente se deu às 01:49 GMT.

Paolo Ferri, Chefe de Operações da Missão Sentinel-2B, ESA, dando boas vindas aos convidados para o #Sentinel2Go (Credito: ESA/Rpalmari)
András Roboz (Internal Market, Industry, Entrepreneurship and SMEs, Copernicus Unit), Bianca Hörsch (ESA Sentinel-2 Mission Manager), Philippe Goudy, Rolf Densing (credit: ESA/J. Mai)

Enquanto o foguete Vega rumava para a etapa de separação do estágio final, onde o satélite Sentinel-2B entraria em órbita exatamente às 02:47:21 GMT, houve uma rodada de apresentações compactas sobre as aplicações das imagens dos satélites Sentinel-2, feitas por diversos especialistas em áreas como Agricultura, Ambientes Urbanos e Oceanos (veja a lista completa dos especialistas aqui). Também houveram apresentações ligadas ao setor privado, representado por empresas parceiras do projeto, como a Sinergise, desenvolvedora do Sentinel Hub e do Sentinel PlayGround (plataformas de acesso e aplicações com as imagens do Sentinel 2). Ficaram bem destacados os avanços decorrentes da parceria público-privada no desenvolvimento desta missão, assim como o quanto a mesma representa não só apenas o lançamento de um novo satélite, como também a alavancagem de todo um setor, com diversos possíveis campos de trabalho que envolvem as aplicações do sensoriamento remoto e geoprocessamento.

András Roboz (Internal Market, Industry, Entrepreneurship and SMEs,  Copernicus Unit), Bianca Hörsch (ESA Sentinel-2 Mission Manager), Philippe Goudy, Rolf Densing (credit: ESA/J. Mai)
Paolo Ferri, Chefe de Operações da Missão Sentinel-2B, ESA, dando boas vindas aos convidados para o #Sentinel2Go (Credito: ESA/Rpalmari)

O satélite Sentinel-2B duplicará a cobertura de imagem óptica de alta resolução na missão Sentinel-2 para o sistema de monitoramento ambiental Copernicus da União Europeia conjuntamente com o seu irmão gêmeo Sentinel-2A (em órbita desde Junho de 2015), provendo imagens gratuitamente com a cada 5 dias, e uma significativa resolução espectral, o que representa um salto sem precedentes para a comunidade de sensoriamento remoto. Além disso, a Agência Espacial Europeia (ESA) e a NASA (National Aeronautics and Space Administration) têm feito esforços conjuntos para garantir que o Sentinel-2 e a também recém-lançada missão de continuidade de dados Landsat (US Landsat Data Continuity Mission – LDCM) ofereçam produtos compatíveis, proporcionando maiores benefícios à comunidade. Tal acontecimento merecia ser comemorado. Os dados do Sentinel 2 (A e B) podem ser acessados também pela plataforma Copernicus Services Data Hub, em: https://cophub.copernicus.eu/

Vídeo do lançamento: http://www.esa.int/spaceinvideos/Videos/2017/03/Sentinel-2B_liftoff

Álbum de fotos: https://www.flickr.com/photos/esa_events/albums/72157677558318713

Hugo do Nascimento Bendini, graduado em Engenharia Agronômica pela Universidade Estadual Paulista e mestre em Ciência da Computação com ênfase em Processamento Digital de Imagens pela Universidade Federal de São Carlos em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Atualmente está cursando o doutorado em Sensoriamento Remoto pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e realizando parte de sua pesquisa no Laboratório de Geomática da Universidade Humboldt em Berlim, Alemanha.