Plataforma auxilia na otimização dos processos produtivos nas empresas, além da segurança no trabalho

A Stefanini, uma das mais importantes provedoras globais de soluções de negócios baseadas em tecnologia, e a Novidá, desenvolvedora de soluções únicas de IoT baseadas em geolocalização de precisão, oferecem uma plataforma de localização geográfica que permite potencializar a eficiência, além de promover melhorias, nos processos da indústria.

Com base em sistemas proprietários de microlocalização de precisão, a solução traz ao gestor um cenário, em tempo real, da rotina dos funcionários em meio as suas atividades, além da movimentação interna de equipamentos, maquinários, insumos e produtos.  Isso permite uma visão muito mais analítica dentro de todos os processos produtivos, o que otimiza as atividades, gera eficiência operacional e garante a segurança do colaborador por saber onde ele está e qual atividade está exercendo em um determinado momento.

Para obter essas informações estratégicas, a solução utiliza diversos captadores e emissores de sinais como GPS, ERBs de celulares, Wi-Fi, beacons e outros que, juntos a algoritmos avançados, trazem uma precisão de até 2 metros dentro de um espaço monitorado.

Funcionamento
Os sensores são instalados em todos os espaços indoor da fábrica que serão monitorados para capturar e transmitir os sinais para os dispositivos que possuem a tecnologia embarcada. O cruzamento desses dados determina a localização aproximada do que estiver sendo monitorado e quanto tempo foi gasto em cada uma das etapas e tarefas do dia, além da rota percorrida.

A partir deste monitoramento, é possível obter um ganho de até 20% em full-time equivalent (FTE) dos processos. Além disso, o tomador de decisão consegue de forma mais clara, por exemplo, alocar funcionários mais preparados para os jobs em que elas são mais eficientes, tornar a gestão logística de equipamentos de transporte internos mais efetiva, barata e produtiva; além de proporcionar a gestão de produtos, insumos e reduzir custos de gestão logística e de inventário.

“Desenvolvemos uma solução voltada a indústria, pois enxergamos uma enorme necessidade de análise e otimização dos processos produtivos. Chegamos justamente para trazer de maneira rápida e objetiva essas respostas, em um sistema integrado de toda a cadeia produtiva em tempo real”, comenta Fábio Rodrigues, Diretor Executivo da Novidá.

Além da indústria, as tecnologias da Novidá podem ser utilizadas em diversos outros segmentos, como na área da saúde, bancos, varejo e outros segmentos onde a localização e entendimento da jornada de uma pessoa ou ativo seja um problema de negócio real. “A Novidá é uma empresa que trouxe uma solução muito além do tempo de maturação do mercado, que se desenvolveu bastante durante o primeiro ano do Open Startups. Conseguimos avançar no mercado com demonstrações do potencial da solução e, por causa disso, a nossa parceria foi renovada. Já tivemos grandes conquistas, voltadas a eficiência operacional de indústrias, e para os próximos meses teremos ainda mais, focadas no real conhecimento e engajamento dos usuários finais”, afirma Breno Barros, Head of Solution Center & Innovation da Stefanini.