Com mais de 100m², local será palco para oficinas com crianças da rede municipal. Entenda mais sobre a “minicidade inteligente” que será montada em Curitiba

Para comemorar o aniversário de Curitiba, o iCities, empresa de projetos e soluções para cidades inteligentes, em parceria com o Instituto das Cidades Inteligentes (ICI) e a Secretaria Municipal da Educação, abre no dia 29 de março a segunda edição do iCities Kids.

O evento tem o objetivo de aproximar crianças e jovens a assuntos ligados à mobilidade urbana, tecnologia, meio ambiente e energias renováveis. “A educação tem um papel imprescindível no processo de transformação digital. Uma nova geração que conhece as soluções para uma cidade mais inteligente é o caminho mais efetivo para um futuro promissor para todos”, diz Fabrício Zanini, diretor-presidente do ICI.

Alunos de escolas do ensino público fundamental poderão participar de oficinas e dinâmicas sobre educação no trânsito e mobilidade, geração de energias, sustentabilidade e robótica. Adaptando os temas de forma lúdica e interativa, o processo de educação infanto-juvenil torna-se mais fácil e interessante de ser trabalhado na formação dos pequenos cidadãos. “O objetivo é envolver mais de 2.000 estudantes para que eles se tornem disseminadores do conceito de cidades inteligentes e tenham acesso à cultura da inovação e conteúdos relacionados à tecnologia e à sustentabilidade”, explica André Telles, um dos idealizadores do iCities Kids.

Durante o evento, será abordado o conceito de lixo zero. Para isso, serão instaladas composteiras de resíduos sólidos e uma horta suspensa. “Também teremos painéis solares para mostrar como funcionam as fontes de energias alternativas, jardins inteligentes que economizam água e energia, e atividades com óculos de realidade virtual”, comenta Roberto Marcelino, diretor de Novos Negócios e co-fundador do iCities.

A minicidade inteligente fica montada até o dia 28 de junho, na sede do IBQP – Instituto Brasileiro da Qualidade e da Produtividade.

Serviço

iCities Kids

Data: 29 de março a 28 de junho, com atividades todas as quartas-feiras

Horário: das 9h30 às 11h30 e das 14h às 16h30

Local: IBQP – Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade – R. Dr. Corrêa Coelho, 741 – Jardim Botânico – Curitiba – PR
Mais informações: http://www.icitieskids.com.br

Webtreinamento sobre Cidades Inteligentes

Smart Cities (Cidades Inteligentes) já são uma realidade. A demanda para aplicação dos conceitos e boas práticas exigirá muito dos profissionais que atuam com GIS. Neste contexto, convidamos você a participar deste treinamento online no qual você verá tudo sobre Smart City, desde abordagens e conceitos até outras dimensões tecnológicas, como BigData, Iot, Real Time, Open Data, Analytics e Inteligência Artificial. Ao final, serão apresentadas oportunidades para os profissionais que atuam com GIS.

O mini-curso será realizado no dia 30 de março de 2017 (quinta-feira) às 20h00 e terá aproximadamente 2 horas de duração. Saiba mais e inscreva-se AQUI

MundoGEO#Connect 2017

A sétima edição do MundoGEO#Connect acontecerá no Centro de Convenções Frei Caneca, na capital paulista, em paralelo à terceira edição do evento DroneShow, com feira integrada de Drones e Geotecnologias, com mais de 20 atividades entre cursos, debates e seminários, com expectativa de reunir mais de 100 palestrantes.

No dia 9 de maio acontecerá o Debate: Cidades Inteligentes. O conceito de Smart Cities (Cidades Inteligentes) vem sendo cada vez mais discutido e incorporado nos processos de gestão nas principais cidades do mundo. O uso integrado de tecnologias de informação e comunicação proporciona uma visão ampla do tecido urbano. Este sistema proporciona coleta de informações rápidas, precisas e estruturais para agilizar a tomada de decisão, relacionadas ao meio ambiente, mobilidade urbana, distribuição de energia, gestão das águas, defesa civil, entre outras. Descubra neste debate com especialistas como as Geotecnologias se integram às Cidades Inteligentes e os principais benefícios para os gestores e a população.
Confira outras informações e inscreva-se aqui: MundoGEO#Connect