Os satélites SGDC e KOREASAT-7 foram lançados com sucesso 

Defesanet: Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC) construído pelo consórcio Thales Alenia Space.
Defesanet: Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC) construído pelo consórcio Thales Alenia Space.

Os satélites de telecomunicação SGDC e KOREASAT-7, construídos pela Thales Alenia Space para o Brasil e Coreia do Sul, respectivamente, foram com sucesso para órbita hoje pela Arianespace em um lançamento duplo usando um lançador pesado Ariane 5.

SGDC é um satélite duplo (civil-militar) para o cliente Visiona, uma joint venture da fabricante de aeronaves Embraer e a operadora de telecomunicação do Brasil, Telebras. O satélite vai oferecer comunicação estratégica e segura para o governo e defesa, bem como permitir acesso à internet em todo o país, incluindo áreas remotas. Este programa reflete a colaboração entre a Thales Alenia Space e o Brasil, que inclui transferência de tecnologia e treinamento de 30 engenheiros brasileiros nas técnicas de indústria espacial, assim como a integração a bordo do satélite de um painel de estrutura feito pela empresa brasileira CENIC.

O satélite KOREASAT-7 foi lançado para o provedor de serviço de telecomunicação/mídia da Coreia do Sul, o KT Sat. O satélite irá oferecer acesso à internet, multimídia, transmissão e serviços de comunicação fixos para a Coreia do Sul, Filipinas, Indonésia e índia. O satélite KOREASAT-5A está agora sendo integrado pela Thales Alenia Space e futuramente irá se juntar à frota da KTSAT.

Este lançamento duplo reflete a excelente parceria entre a Thales Alenia Space e nossos clientes Visiona e KT SAT,” afirma Bertrand Maureau, Vice-presidente da Business Line de Telecomunicações da Thales Alenia Space. “Também mostra nossa capacidade de conduzir simultaneamente campanhas de lançamento para diferentes clientes, junto de nossa variedade de serviços, a ampla gama de satélites de telecomunicações e nosso perfil de negócios globais.”

A Telespazio, uma joint venture entre Leonardo (67%) e a Thales (33%), deu apoio à Thales Alenia Space durante a instalação, configuração e instalação das antenas de 13 metros do SGDC para as atividades da TT&C (Telemetria, Rastreamento e Controle) e forneceu o equipamento de ambos os centros de controle do SGDC, em Brasília (principal) e no Rio de Janeiro (backup). O Fucino Space Centre de Telespazio, em colaboração com as equipes da Thales Alenia Space em Cannes, irá gerenciar as atividades para colocar ambos os satélites, SGDC e KOREASAT-7, em órbita.

MundoGEO#Connect 2017

Entre os dias 9 a 11 de maio acontece na capital paulista a 7ª edição do MundoGEO#Connect 2017, o maior encontro anual de Geotecnologia da América Latina, que vai reunir em um só lugar os expositores nacionais e internacionais, fabricantes, importadores e prestadores de serviço. Organizado pela MundoGEO desde 2011, o evento reúne cerca de 100 expositores que vão apresentar as principais novidades do setor. Em paralelo à feira, acontecem cursos, seminários e debates que vão enriquecer a discussão sobre as melhores práticas de uso de tecnologias e soluções geoespaciais. A feira acontece no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP), e a compra de ingressos antecipados e inscrições para as atividades paralelas podem ser realizados no site do evento www.mundogeoconnect.com.