Dentre as novidades está o Projeto Digital BIM criado a partir da Modelagem 3D da Realidade, confira

A Bentley Systems, empresa fornecedora de soluções abrangentes de softwares para avanço de infraestruturas, apresentou durante a MundoGEO#Connect e a DroneShow 2017, uma novidade especial que chamou a atenção do público visitante. Os especialistas da Bentley fizeram uma demonstração ao vivo de um Projeto Digital BIM criado a partir da Modelagem da Realidade 3D através da interoperabilidade entre os softwares Bentley.

Nesta demonstração, os expectadores viram como simples fotos tiradas a partir de drones ou dispositivos móveis, como tablets ou celulares, foram transformadas em um projeto digital 3D, em um fluxo de trabalho linear passando pelos softwares ContextCapture, Descartes, Bentley topoGRAPH, AECOsim Building Designer, LumenRT e Navigator.

 Sobre os Softwares da Bentley:

O ContextCapture, software para modelagem 3D a partir de fotografias digitais, vídeos e nuvens de pontos, também vai revolucionar o mercado de drones. A partir das fotos aéreas tiradas pelos drones, câmeras digitais, tablets ou smartphones, o usuário será capaz de criar modelos em 3D, seja de objetos, edificações, plantas industriais, cidades inteiras, infraestruturas e, inclusive, ser usado na agricultura.

O Bentley Descartes é o software da Bentley para processamento de nuvens de pontos (oriundas de levantamento fotográfico através de drones ou de escaneamento à laser), bem como modelos digitais de terreno. O aplicativo simplifica a nuvem de pontos para conversão de geometria melhorando os tempos de produção de projetos e garantindo a qualidade de engenharia.

Bentley topoGRAPH, software líder do mercado de topografia, continua a evoluir com o intuito de atender às exigências e novas tecnologias do mercado. Sempre baseados nas sugestões dos usuários e visando a agilização do fluxo de trabalho, somente neste último ano, foram lançadas sete atualizações que trouxeram novas funcionalidades como a exportação para LandXML e importação de dados do SIGEF, além de melhorias como a organização das janelas de dados em abas e mais opções de visualização nas vistas gráficas.

O AECOsim Building Designer é o software BIM de modelagem 3D de edificações da Bentley. Com ele arquitetos e engenheiros podem projetar, analisar, documentar e visualizar edificações de todas as dimensões, formas e complexidades com aplicativos de construção multidisciplinares.

O LumenRT é o software de renderização que anima modelos e integra natureza digital realista a projetos de infraestrutura, criando imagens de grande impacto e integrando-se facilmente nos fluxos de trabalho CAD e GIS. Ele dá vida aos modelos com árvores, pessoas, etc., e produz visualizações atrativas com qualidade cinematográfica em tempo real.

O Navigator é o software da Bentley para revisão e resolução de problemas BIM. Com ele é possível revisar e compartilhar feedback sobre modelos e esquemas para resolver problemas e tomar decisões melhores e mais rápidas, seja no escritório, na obra ou em campo.