A Rússia e o Brasil deverão trabalhar em conjunto para o lançamento de foguetes a partir de território brasileiro

Estão surgindo agora alguns desdobramentos da recente viagem do presidente brasileiro Michel Temer pela Rússia e Noruega.

Enquanto em território norueguês, Temer levou alguns ‘puxões de orelha’ em relação ao combate a corrupção e desmatamento, em solo russo os acordos avançaram na área geoespacial.

A Rússia e o Brasil estão considerando a possibilidade de realizar lançamentos conjuntos de foguetes a partir de um centro espacial brasileiro, disse o presidente da Rússia, Vladimir Putin, após reunião com Temer.

“Estamos analisando a possibilidade de realizar lançamentos espaciais conjuntos a partir de um centro de lançamentos no Brasil, bem como construir veículos de lançamento”, afirmou Putin.

O presidente Putin enfatizou que a Rússia e o Brasil cooperam estreitamente na exploração pacífica do espaço e lembrou que quatro estações estrangeiras do Glonas – o sistema global de navegação por satélites da Rússia – já estão operando no Brasil.

Temer, por sua vez, disse que deu uma avaliação positiva à construção das estações Glonass em solo brasileiro e manifestou interesse em expandir a rede de recepção em solo.

Operado pelas Forças Aeroespaciais Russas, o Glonass é composto por 27 satélites, dos quais 24 estão operacionais. O sistema permite obter dados de posicionamento e velocidade em tempo real para objetos de superfície, marítimos e aéreos em todo o mundo.

Hoje, existem oito estações de recepção dos dados do sistema Glonass localizadas fora da Rússia, sendo quatro delas no Brasil, três na Antártica e outra na África do Sul.

Fonte: Sputnik News