Empresas ligadas ao setor de Geotecnologia estão cada vez mais envolvidas com tecnologia para condução autônoma. Entenda o potencial deste marcado para profissionais e empresas de Geo

A Applanix, uma empresa do grupo Trimble, anunciou recentemente que está realizando uma parceria em pesquisa avançada para sistemas de controle de veículos autônomos, com o Centro para Pesquisa Automotiva  da Universidade de Waterloo, em Ontário, no Canadá (WatCAR).

A Applanix fornecerá à WatCAR o Sistema de Posicionamento e Orientação (POS) para testar sistemas de controle e orientação autônomos em condições reais. A Applanix também fornecerá o conjunto de placas Trimble GNSS-Inertial para integração com sistemas de carro e sensores, com o objetivo de permitir um posicionamento preciso.

A tecnologia Applanix será usada pela WatCAR para avaliar o desempenho dos sistemas de orientação e controle a bordo de seus veículos autônomos. Estes testes serão realizados em condições meteorológicas e ambientes desafiadores, incluindo estradas em manutenção, com reduções e fechamentos de pistas,  molhadas ou cobertas de neve e onde há pouca visibilidade.

A Applanix também fornecerá um conjunto de placas GNSS-Inertial da Trimble, projetado para aplicativos de OEM de alta performance e alto volume. Esses produtos, atualmente utilizados em uma variedade de programas de veículos autônomos, incluem o conjunto de placas TrimbleAP GNSS-Inertial que inclui uma Unidade de Medição Inercial (IMU) de alta precisão. Pequeno, robusto e de baixa potência, o conjunto de placas AP fornece posicionamento preciso necessário para aplicações de veículos autônomos, enquanto navegam em seu ambiente. Ideal para uso em todos os tamanhos e tipos de veículos, as placas AP apresentam os receptores GNSS de precisão de alto desempenho da Trimble e a tecnologia integrada In-Fusion GNU-Inertial, da Applanix, que produz posições ininterruptas de posicionamento. Integrando-se facilmente com os sensores do veículo, os conjuntos de placas AP são essenciais para o controle preciso do veículo ao interagir com um ambiente em constante mudança.

A experiência profunda da Applanix nestas tecnologias autônomas faz parte de um portfólio de soluções Trimble para automação e autonomia de veículos, que começou há mais de três décadas. A Trimble possui uma longa história de utilização de automação para melhorar a segurança e a produtividade, desde o controle automatizado de lâmina pioneira para o movimento de terra e fornecendo soluções de posicionamento para algumas das aplicações robotizadas mais antigas, na década de 1990, para oferecer uma direção automática para agricultores e fornecer tecnologia de posicionamento para caminhões na estrada. Além disso, a Trimble também permite soluções de alta precisão alavancando sua infraestrutura global para fornecer correções GNSS para suportar operações autônomas globalmente. O relacionamento com a WatCAR ajudará a melhorar as principais tecnologias que oferecem capacidades de sistemas high-end para uma variedade de mercados da Trimble.

“Estamos entusiasmados em colaborar com a Universidade de Waterloo e WatCAR nesta pesquisa líder em tecnologia de veículos autônomos”, disse Louis Nastro, diretor de produtos de terra da Applanix. “A Applanix comprometeu-se em satisfazer as necessidades dos fabricantes de veículos autônomos há mais de uma década, como demonstrado pela primeira vez nos primeiros dias do DARPA Grand Challenge. E hoje também faz parte de muitos programas de veículos autônomos implantados em todo o mundo em aplicações comerciais”, conclui.

“Os produtos Trimble AP, introduzidos pela primeira vez em 2009, são projetados para serem usados ​​em veículos pequenos, em massa, onde os fatores de tamanho, peso e custo são importantes. Eles também foram projetados para se integrar facilmente com os sensores líderes do setor, tornando-os uma solução ideal para sistemas e sub-sistemas de navegação de veículos autônomos “, complementa Nastro.

“Estamos muito satisfeitos com a oportunidade de trabalhar com a Applanix, líder em sistemas de referência. Sua tecnologia identifica, com uma precisão muito alta, a localização exata do nosso veículo em todos os momentos “, disse Ross McKenzie, diretor-gerente da WatCAR. “A Applanix é uma parceira da indústria valorizada e sua equipe é excelente para trabalhar. Avançando, antecipamos uma solução que permitirá que os veículos autônomos atravessem o mundo real de forma confiável e segura “.