*Flávia Gomes de Magalhães

A sensibilização ambiental é uma ferramenta fundamental para a mudança comportamental relativamente ao meio ambiente. Sensibilizar é procurar atingir uma predisposição da população para uma mudança de atitude. Mudar atitudes requer educação, apresentando os meios da mudança que conduzam à melhor atitude, ao comportamento adequado perante o ambiente.

Os educadores têm dedicado seu tempo e esforços com a sensibilização na tentativa de que as pessoas mudem a atitude em relação ao ambiente externo, mas poucos vêm se ocupando da educação para o autoconhecimento: corpo, emoções, palavras, relacionamentos, pensamento, sentimentos, caráter. Para Munhoz (2004) essa forma de fazer Educação Ambiental é consequência da cultura da aparência.

Segundo pesquisa realizada pelo Ministério da Educação existem três modalidades básicas por meio das quais a educação ambiental é desenvolvida nas escolas:1) projetos; 2) disciplinas especiais; e 3) inserção da temática ambiental nas disciplinas.

A pesquisa revelou que para a maior parte das escolas “conscientizar para a cidadania” ou “sensibilizar para o convívio com a natureza” são os objetivos principais das ações em Educação Ambiental na escola. Outra parcela tem a “compreensão crítica e complexa da realidade socioambiental” como o objetivo central dessas atividades.

Conscientizar e sensibilizar são questões que merecem destaques para nossa reflexão: normalmente partem de uma visão unidirecional do professor para o aluno. A sensibilização é uma etapa inicial da Educação Ambiental, mas não é Educação Ambiental. A percepção apresenta-se como elemento importante para a compreensão da temática ambiental; mas quando se restringe às ações de sensibilização.

Educação ambiental não é somente desenvolvida em sala de aula, podendo ser trabalhada também na comunidade, pois é um trabalho coletivo voltado para a conscientização dos alunos e da sociedade sobre os problemas que ocorrem no meio ambiente, onde todos os professores podem trabalhar essa temática de maneira que abrange todas as disciplinas. De acordo com desenvolvimento de um trabalho feito em sala de aula, observou-se que diretores, professores, alunos, embora saibam da importância da Educação Ambiental, muitos somente abordam esse tema nas datas comemorativas como semana do meio ambiente, deixando de mostrar para os alunos a importância de trabalhar essa temática de forma contínua e deixando de transformar os estudantes em cidadãos conscientes dos problemas ambientais.

Embora a Educação Ambiental sozinha não seja suficiente para resolver os problemas ambientais, é peça fundamental, pois contribui para a conscientização do cidadão quanto ao seu papel na preservação do meio ambiente.

*Graduanda em Engenharia Ambiental pela UFMG
Integrante do Grupo Verde Ghaia