O IBGE divulga hoje (30/06/2017) a atualização das áreas territoriais de estados e municípios brasileiros. Para a superfície do Brasil, foi atualizado o valor para 8.515.759,09 km². As alterações de áreas ocorridas em 2016 em todos os municípios envolvidos nas Estimativas Populacionais podem ser acessadas clicando aqui

brasil politico 300x285 IBGE divulga as áreas territoriais atualizadas de estados e municípios brasileirosAs estimativas da população residente produzidas pelo IBGE para os 5.570 municípios consideram a situação atualizada da Divisão Político‐Administrativa Brasileira (DPA).

O reprocessamento dos valores das áreas territoriais, de acordo com a estrutura político-administrativa vigente em 01/07/2016, data de referência das Estimativas Populacionais 2016, incorporaram as alterações de limites territoriais municipais ocorridas após o Censo Demográfico 2010 e praticadas nas Estimativas Populacionais anuais de 2011 a 2016, bem como os demais ajustes territoriais ocorridos neste período.

O redimensionamento das áreas é próprio da evolução da tecnologia para mensuração e da dinâmica da divisão territorial brasileira, que implica na atualização periódica dos valores das áreas estaduais e municipais e reflete eventuais alterações nos limites político-administrativos. Tais alterações podem ser de natureza legal, judicial ou decorrentes de ajustes e refinamentos cartográficos e da utilização continuada de melhores técnicas e insumos de produção. Também podem ocorrer em virtude de alterações comunicadas ao IBGE, no âmbito dos convênios em vigor com os órgãos estaduais responsáveis pela divisão política administrativa e/ou pelas Assembleias Legislativas, até dia 30 de abril de 2016.

Os arquivos digitais referentes a esta divulgação correspondem à Malha Municipal 2016 disponível para download em

ftp://geoftp.ibge.gov.br/organizacao_do_territorio/malhas_territoriais/malhas_municipais/municipio_2016