Smart Cities Brasil acompanha e orienta gestores públicos na tomada de decisões

imagem release 980303 300x173 Programa oferece consultoria para os municípios se tornarem cidades inteligentesOferecer serviços de qualidade, mantendo a transparência e a participação efetiva da população são alguns dos desafios enfrentados pela administração pública. Soluções de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) já fazem parte do processo de construção das cidades para torná-las inteligentes, sustentáveis e inovadoras. Mas é preciso saber utilizar esses recursos de maneira assertiva.

Na busca por melhorar o desempenho e a produtividade, empresas e organizações utilizam serviços de consultoria, com profissionais capacitados e experientes, que auxiliem na tomada de decisões e na contratação dos melhores parceiros. O Instituto das Cidades Inteligentes (ICI), o Instituto Brasileiro da Qualidade e da Produtividade (IBQP) e o iCities – Smart Cities Solutions se uniram e desenvolveram o programa Smart Cities Brasil, consultoria em cidades inteligentes, que oferece aos municípios um plano completo e moderno de melhoria de gestão.

O programa inclui diferentes áreas de atuação: atendimento ao cidadão, saúde, educação, segurança, energia e sustentabilidade ambiental, governança, empreendedorismo de impacto, infraestrutura de TIC e mobilidade urbana. Durante o processo de implantação, as prefeituras passam por um diagnóstico, que analisa as principais carências e falhas da administração. A partir daí é feito um relatório com informações e recomendações práticas para a construção de um plano de TIC, de acordo com as necessidades de cada município. “Nós entramos como um suporte para os gestores públicos. Procuramos auxiliar na solução dos problemas de forma simples, sem burocracia”, explica o assessor de mercado do ICI, Amilto Francisquevis.

E a população é a maior beneficiada com as mudanças. “A primeira diferença notada após um trabalho de consultoria é na qualidade dos serviços prestados ao cidadão”, comenta o co-fundador do iCities, André Telles. “Utilizamos práticas de mercado internacionais e temos profissionais com amplo conhecimento em gestão pública e cidades inteligentes”, finaliza.

Mais informações sobre o programa de consultoria podem ser encontradas no site www.smartcitiesbrasil.com.br.

MundoGEO#Connect 2017

Nos dias 9, 10 e 11 de maio desde ano, aconteceu mais uma edição do MundoGEO#Connect, onde dentre muitos temas, foi dado destaque para as Cidades Inteligentes, num debate com a participação de profissionais da área : Flávio Yuaça da Comdata, Abimael Cereda Junior da Imagem, Julio Ribeiro da MKT GIS,  Fernando do Amaral Nogueira – Prefeitura de São Paulo e Vinícius Ferreira da HERE.

O conceito de Smart Cities (Cidades Inteligentes) vem sendo cada vez mais discutido e incorporado nos processos de gestão nas principais cidades do mundo. O uso integrado de tecnologias de informação e comunicação proporciona uma visão ampla do tecido urbano. Este sistema proporciona coleta de informações rápidas, precisas e estruturais para agilizar a tomada de decisão, relacionadas ao meio ambiente, mobilidade urbana, distribuição de energia, gestão das águas, defesa civil, entre outras.

Confira as fotos do evento AQUI