Sistema criado por Centro de Projetos baiano é capaz de mapear zonas de riscos em períodos de chuva

As altas temperaturas, comuns na capital baiana, saíram de cena. Com a chegada da estação mais fria do ano, a população já sente as consequências desse período, como as fortes chuvas que têm castigado os soteropolitanos.

Com o objetivo de ampliar a segurança de pessoas que moram em áreas de risco ou já afetadas por problemas decorrentes das chuvas, foi criado um o Sistema Integrado de Gerenciamento de Risco (SIGR). Trata-se de um aplicativo móvel, desenvolvido pelo Centro de Projetos Fraunhofer-UFBA.

De acordo com a gestora do projeto e pesquisadora, Leila Magalhães, “o SIGR informa o planejamento da rota de trabalho dos engenheiros responsáveis pelas vistorias técnicas nas áreas de risco. Essas são enviadas para uma central de forma online e, com isso, o processo que chegava a durar de 15 a 20 dias, hoje pode ser resolvido em apenas algumas horas”, explica.

Situado no Parque Tecnológico da Bahia, o Fraunhofer Project Center da UFBA (FPC) é um centro de projetos com a missão de fomentar a economia e melhorar a sociedade através do desenvolvimento de programas de software inovadores, aliando conhecimento produzido na academia às necessidades práticas da indústria e vida urbana. Em Salvador, o FPC existe desde março de 2012, graças a uma parceria entre o Governo do Estado da Bahia, através da sua Secretaria de Ciência, Tecnologia e Informação (SECTI), a UFBA e o Instituto Fraunhofer de Engenharia de Software Experimental (IESE), da Alemanha.