Estudante do curso de Engenharia Cartográfica e de Agrimensura da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos (São Leopoldo – RS) – tem TCC publicado em revista internacional de grande impacto

O estudante Ismael Érique Koch do curso de Engenharia Cartográfica e de Agrimensura da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), formado na primeira turma do curso, no segundo semestre de 2016, teve seu TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) publicado na revista internacional da Elsevier (Expert Systems With Applications).

A revista tem um grande fator de impacto (3,92), cujo Qualis da Capes é A1 na área de Ciência da Computação e A2 em Geociências, essa publicação é de grande importância para o estudante, refletindo o bom desempenho que ele teve na graduação.

Como consequência do seu bom trabalho, ele conseguiu passar na prova do Mestrado e atualmente está como estudante no Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada na UNISINOS, onde conseguiu uma bolsa de estudos (Capes/Prosup).

O trabalho teve como objetivo uma nova abordagem para a detecção de outliers em observações, examinando o vetor dos resíduos.

Para isso foi aplicado um método metaheurístico junto com um novo estimador robusto, denominado Método dos Mínimos Quadrados Truncados com Restrição de Redundância (LTS-RC).

Também foi proposta uma definição do espaço de busca da metaheurística para alcançar os resultados desejados com menor custo computacional.

As experiências confirmaram a eficácia da abordagem proposta, mesmo na presença de observações correlacionadas nas redes GNSS.

O estimador robusto utilizado no trabalho produziu uma melhoria significativa em comparação com o Método Iterativo dos Mínimos Quadrados Reponderados (IREP), que se baseia em abordagens mais clássicas com iterações e alterações nos pesos das observações.

O método proposto detectou corretamente todos os valores esporádicos sem falsos positivos na maioria dos cenários estabelecidos, mesmo com um número reduzido de ciclos no algoritmo metaheurístico e registrou uma melhor precisão de detecção para erros moderados e grandes do que para pequenos erros.

Veja aqui mais informações sobre o artigo publicado

Segundo o coordenador do curso, Reginaldo Macedônio da Silva, essa publicação teve um grande reflexo para os estudantes do curso de Engenharia Cartográfica e de Agrimensura, servindo como estímulo para escrever os próximos TCCs.