O Consórcio Geoespacial Aberto (OGC, na sigla em inglês) anuncia um convite para participação em um exercício simulado de desastres que acontecerá em Buenos Aires, Argentina, no dia 7 de setembro de 2017, durante a Cúpula de Redução de Riscos de Desastres (DDR) nas Américas.

Muitos desastres na América Latina e no Caribe afetam vários países, o que significa que o compartilhamento de melhores práticas e outras informações, através das fronteiras nacionais, pode melhorar as capacidades de resposta a desastres na região.

Reunir a comunidade de resposta a desastres, incluindo os provedores de dados e os usuários finais, através do exercício simulado, ajudará a identificar as melhores práticas, lacunas e necessidades de informação entre todas as partes interessadas e garantir que os futuros planos de trabalho estejam ligados a lacunas e necessidades reais.

A Cúpula do DDR através das Américas proporcionará uma oportunidade importante para um maior diálogo e planejamento entre os representantes da observação científica da Terra (EO) e da comunidade RRC, incluindo as partes interessadas na preparação e planejamento, mitigação de desastres, resposta a emergência e recuperação.

Para garantir o sucesso do exercício, o OGC incentiva especificamente a participação de gerentes de emergência, provedores de dados de observação da Terra, setor acadêmico, organizações não governamentais e empresas comerciais. O convite para participação está disponível em: http://www.opengeospatial.org/standards/requests/158 e o registro é feito através da página principal da cúpula.

A semana da cúpula acontecerá em Buenos Aires, Argentina, de 3 a 8 de setembro de 2017. Mais informações estão disponíveis neste link: https://disasters.nasa.gov/argentina-summit-2017