Veja nesse replay o Bate-papo completo com especialistas em Inteligência Geográfica e as possibilidades de sua utilização no Apoio a Decisão. 

No dia 10 de Agosto, das 18h30 às 20h, Eduardo Oliveira entrevistou os professores Eduardo de Rezende Francisco, Júlio Giovanni da Paz Ribeiro e Marco Aurélio Painelli Marsitch, em um TalkShow sobre os desafios de se trabalhar com Inteligência Geográfica no apoio a tomada de decisões no mundo dos negócios e do Big Data Analytics.

O evento foi um grande sucesso. Eduardo Francisco começou provocando a audiência sobre o impacto e os desafios que os modelos mentais trazem para a interpretação dos mapas, e consequentemente para a consciência de que a perspectiva geográfica é importante para as organizações e a sociedade como um todo.

Se você não assistiu ao vivo, assista agora mesmo o replay!

 

 

 

Em seguida, Marco Aurélio destacou diversos casos de uso da geointeligência nas organizações – indicadores econômicos para potencial de consumo, detecção de fraudes, segmentação, previsões judiciais, até a integração de geo com machine learning e reconhecimento de imagens.

Julio Ribeiro deu prosseguimento discutindo em que medida a transformação digital está acelerando as comunidades inteligentes e, através da perspectiva espacial, construindo plataformas integradas, com interfaces intuitivas, e caminhando para o conceito de Smart Places.

Segundo Julio, “no contexto da transformação digital, a relevância do olhar espacial é muito alto. Tudo se torna um sensor. E compreender os padrões dos fenômenos estudados é uma necessidade. Já saímos da era da escassez de dados, hoje vivemos um período de abundância, e crescendo. Nesse sentido transformar dado em informação e essa em conhecimento passa a ser vital. Esse momento está possibilitando uma mudança de paradigma na gestão urbana, as SmartCities chegaram pra ficar. E irão nos forçar a rever metodologias de análise espacial. A sugestão é focar na dimensão do “o que” e “porque” fazer, pois o “como” está cada dia mais sendo automatizado”.

Marco Aurélio completa: “Todos nós, independentemente do comportamento digital, temos um comportamento físico. E este comportamento, analisado do ponto de vista do tempo, também tem seu espelho no espaço. Este comportamento espacial, seja do ponto de vista do consumo, das relações sociais, econômicas, pessoais ou até dos deslocamentos, nos mostra qual o padrão que uma pessoa tem. De fato, o Geo faz a diferença!”

Para aprofundar mais esses assuntos e entender a importância do “onde” para tomada de decisões, a FGV oferece o curso “Inteligência Geográfica para Apoio a Decisão”dentro do Programa de Educação Continuada (PEC) da FGV. Acontecerá às quintas-feiras, das 19h às 23h, e terá duração de 8 encontros, a partir de 31 de Agosto. Os três palestrantes do TalkShow serão os professores do curso.

Os seguintes temas serão abordados:

• Por que os líderes deveriam aprender Geografia?
• Geoinformação e Geomarketing
• Exploração de Dados Geográficos

• Análise Espacial de Dados e Estatística Espacial
• Tópicos Avançados em GeoAnálise e Big Data Analytics
• Cidades “Geointeligentes”

Para Eduardo Francisco, a qualidade da audiência do TalkShow permitiu que os temas discutidos fossem mais detalhados na sessão de perguntas e respostas, e também esclarecer detalhes sobre o curso – “terá um caráter conceitual e ao mesmo tempo prático, mostrando o potencial da perspectiva espacial e das geoanálises nas organizações e também o uso de ferramentas como QGIS, ArcGIS, GeoDA e R”.

O curso é voltado para profissionais que trabalhem ou tenham interesse em manipular dados com características geográficas, e que precisem influenciar ou tomar decisões com visão sobre o território. Isso compreende profissionais das áreas de marketing, relacionamento com o cliente, tecnologia da informação, planejamento de vendas/expansão, canais de relacionamento, supply chain, logística, inteligência de mercado ou Business Intelligence ou inovação, pesquisa de mercado, gestão pública, gestão ambiental, e executivos e analistas em geral.

 

Eduardo de Rezende Francisco é professor da FGV-EAESP e da ESPM, sócio-fundador do Meia Bandeirada (solução para mobilidade urbana) e do GisBI (grupo de estudo e fomento da integração entre Big Data e Geoinformação) e membro do Conselho Curador da Fundação SEADE.

Julio Giovanni da Paz Ribeiro é CEO do grupo MKT Tecnologias (Market Knowledge Trends), executivo do GeoEduc e da AcademiaGIS e mestre em Geografia – Tratamento da Informação Espacial pela PUC de Minas Gerais.

Marco Aurélio Painelli Marsitch é Analista de Modelagem CRM Sênior no Itaú Unibanco, Professor da Fundação Santo André e Mestre em Geografia Física pela Universidade de São Paulo.

As inscrições para o curso estão abertas até 24 de Agosto, no link:

http://pec.fgv.br/cursos/inteligencia-geografica-para-apoio-decisao