Intel e Microsoft colaboram no desenvolvimento do primeiro serviço Blockchain empresarial da indústria

A Microsoft anunciou uma nova estrutura de trabalho para incentivar as empresas a adotarem a tecnologia blockchain para privacidade e segurança empresarial. Diante disso, a Intel foi nomeada como a principal parceira de hardware e software do projeto. Como parte desta colaboração, Microsoft, Intel e outros líderes em tecnologia blockchain criarão uma nova estrutura de trabalho voltada para o segmento corporativo – chamada Coco Framework – que integra a Intel® Software Guard Extensions (Intel SGX) para fornecer velocidade, escala e confidencialidade dos dados das transações para as empresas. Esta inovação inédita acelera a prontidão das empresas para a tecnologia blockchain, permitindo que os desenvolvedores criem aplicativos empresariais flexíveis e mais seguros, que podem ser facilmente gerenciados pelas empresas.

Blog de Rick Echevarria: Colaborando com a Microsoft para Fortalecer os Blockchains Empresariais

Blockchain é um sistema de manutenção de registros digitais onde as transações são executadas, validadas e gravadas de forma cronológica e pública. Por ser descentralizado e transparente, ele aumenta a eficiência e a segurança de operações financeiras – e faz isso com um custo significativamente menor do que os registros tradicionais. A tecnologia pode ser usada para tudo, de simples compartilhamentos de arquivos à processamento de pagamentos globais e possui o potencial para transformar a maneira como as empresas operam.

Intel, Microsoft e outros líderes nesta tecnologia estão trabalhando juntos para fornecer segurança melhorada e capacidades escaláveis em serviços blockchain. O Coco Framework usa a Intel SGX para adicionar novos níveis de privacidade e confidencialidade para transações blockchain. A Intel SGX é uma tecnologia de segurança baseada em hardware que pode ajudar a melhorar as soluções blockchain ao fornecer um ambiente de execução confiável que isola partes-chave de um programa nesse sistema. Ela consiste em um conjunto de instruções de CPU e melhorias de plataforma que criam áreas privadas na CPU e na memória que podem proteger o código e os dados durante a execução. A Intel SGX ajuda o Coco Framework a fornecer dados confidenciais e acelerar as transações. A confidencialidade dos dados é alcançada ao criptografar dados sensíveis do blockchain até que ele seja aberto em um enclave Intel SGX por um programa permitido. A maior taxa de transferência é atingida ao isolar o processo de verificação da transação para acelerar o consenso da rede.

A Intel está liderando a revolução do blockchain, participando no desenvolvimento de padrões, contribuindo ativamente com tecnologia e fornecendo conclusões de especialistas, além de estar ativamente engajada com os líderes da indústria para melhorar o desempenho, a confiabilidade e a escalabilidade dessas tecnologias.

Os processadores Intel® Xeon fornecem capacidades únicas que podem melhorar a privacidade, a segurança e a escalabilidade de redes distribuídas de registros. Por exemplo, os recém-anunciados processadores Intel® Xeon Escaláveis incluem uma gama de recursos de confiança baseada em hardware, proteção de chaves e aceleração de criptografia que melhoram a segurança e o desempenho blockchain.

 

Ucrânia usa blockchain para evitar fraudes em propriedades rurais

block chain 300x211 Ucrânia usa blockchain para evitar fraudes em propriedades ruraisO uso do blockchain está extrapolando os limites da inciativa privada e os governos começam a vislumbrar sua utilidade. Na Ucrânia, o ministério responsável pelos títulos de terras e produção agrícola autorizou o uso de blockchains para identificar propriedades rurais. Lá, assim como no Brasil, os índices de fraudes são grandes e a tecnologia está sendo considerada uma das maneiras de evitar problemas nos registros de propriedades.

Historicamente, a Ucrânia sofre com essa questão e o ministro de Política Agricultural e de Terras, Maksym Martyniuk, informou que os testes começarão a partir de outubro. Com isso, o governo ucraniano pretende impulsionar o mercado de terras, hoje fortemente desvalorizado por causa das fraudes e do mercado negro, e estimular os leilões de propriedades.

Com o blockchain, cada propriedade receberá uma identificação em blockchain, com forte nível de segurança, o que dificultará transferências pelo mercado negro. Dessa forma, o governo da Ucrânia espera aumentar o valor das terras e garantir segurança jurídica para os proprietários. Hoje, 75% do país é classificado como terra agrícola.

Além da Ucrânia, outros países já começaram a usar, institucionalmente, o blockchain como chave de segurança na organização de informações, como Tunísia, Suíça e Senegal. Na Suíça, o Banco Central estuda anexar o blockchain à sua moeda ou, até mesmo, começar a trabalhar com o conceito de moeda digital.

Ao permitir que informação digital seja distribuída, mas não copiada, a tecnologia de BlockChain está criando uma nova forma de interação com dados na internet. Enquanto o termo “chain” refere-se a uma cadeia de transações sob a forma de registros sobre ativos – que podem ser dinheiro, imagens, dados, mapas, documentos – , o termo “block” refere-se ao agrupamento das transações entre si.

A tecnologia blockchain é vista como a principal inovação a partir da criação da moeda Bitcoin, visto que é a prova de todas as transações na rede. Seu projeto original tem servido de inspiração para o surgimento de novas moedas digitais e de bancos de dados distribuídos.

Com informações de Experience Club, Blockgeeks e IBM