Airbus remodela o mercado de observação da Terra com sua constelação Pléiades Neo – os primeiros satélites comerciais ópticos do mundo a embarcar SpaceDataHighway

A produção dos quatro novos satélites de alta resolução da Airbus, que juntos formarão a constelação Pléiades Neo, está programada para o lançamento em 2020.

Eles se juntarão à constelação de satélites ópticos e de radar, e oferecerão maior desempenho e maior reatividade no mercado graças ao seu acesso direto ao sistema de comunicação de relés de dados, conhecido como SpaceDataHighway.

Este primeiro lote de quatro satélites ópticos e muito ágeis duplicará o número de visitas por dia em qualquer lugar da Terra e oferecerá uma taxa de revisita cinco vezes maior que as constelações anteriores. Cada satélite irá adicionar meio milhão de km² por dia a 30 cm de resolução para a oferta da Airbus. Essas imagens serão transmitidas para a plataforma on-line OneAtlas, permitindo que os clientes tenham acesso imediato a dados, análises e correlação com o arquivo exclusivo de dados ópticos e de radar da Airbus.

“Com a Pléiades Neo, teremos a constelação de alta resolução mais avançada oferecida tanto para aplicações governamentais comerciais como garantidas, com outros quatro satélites adicionados à nossa frota Airbus existente, de 10 satélites acessíveis de observação da Terra”, disse Evert Dudok, chefe de comunicações, Inteligência e Segurança na Defesa e Espaço da Airbus. “O fato de a Pléiades Neo estar equipada com a mais recente tecnologia de comunicação com laser, oferece aos nossos clientes uma vantagem de velocidade que será incomparável em nossa indústria há muito tempo”.

A Pléiades Neo utilizará o SpaceDataHighway para assegurar a maior reatividade do sistema, menor latência e transferência de dados de alto volume. Graças à grande largura de banda de comunicação possível com lasers de até 1.8 Gbit / s e o posicionamento da órbita geoestacionária dos satélites de retransmissão, até 40 terabytes por dia podem ser transmitidos de forma segura em tempo quase real para a Terra, em oposição ao atrasado de várias horas às vezes experimentado hoje. Os quatro satélites estarão equipados com terminais reativos de banda Ka que permitirão atualizações de última hora, mesmo que os satélites ultrapassem a linha de visão das estações terrestres. Este é um ativo importante para os clientes, quando se trata de avaliação de desastres naturais e resposta de primeira linha para aplicações civis e militares.

Os terminais laser de próxima geração integrados são otimizados em termos de energia e economizarão 60% em massa e tamanho em comparação com os terminais atualmente usados. Eles são projetados pela Tesat Spacecom e desenvolvidos sob uma parceria entre o Centro Aeroespacial Alemão (DLR) e a Airbus. Esses avanços geracionais têm a vantagem adicional de gerar eficiências de custo significativas no design e na integração. Desenvolvimento e verificação são apoiado pela Administração espacial da DLR com recursos do Ministério Federal Alemão da Economia e da Energia.

O SpaceDataHighway, também conhecido como European Data Relay System (EDRS), foi desenvolvido através de uma parceria público-privada (PPP) entre a Agência Espacial Europeia (ESA) e a Airbus, e realmente beneficia os satélites Sentinel do programa Copernicus da União Europeia. A Pléiades Neo será a primeira constelação comercial a ser equipada com essa tecnologia e, portanto, capaz de fornecer um nível de resposta exclusivo.

Graças à Pléiades Neo, os clientes aproveitarão o aumento da capacidade de monitoramento e a eficiência operacional. De acordo com a estratégia da Airbus para aumentar a digitalização e a conectividade, seus segmentos de terra de próxima geração promoverão o acesso à informação, oferecendo aplicações de aprendizado de máquina e de análise automatizada. Eles também fornecerão recursos multi-missão e processamento de imagem em larga escala.

Totalmente financiado, fabricado, de propriedade e operado pela Airbus, a Pléiades Neo é um avanço no domínio da observação da Terra e proporcionará aos clientes uma continuidade do serviço de alto nível nos próximos 15 anos.