Análise de crédito, prevenção de fraudes, clareza em transações e visibilidade são as oportunidades que a empresa identifica para o setor

O avanço da tecnologia de geolocalização permite que empresas de todos os setores tomem decisões mais inteligentes relacionadas à localização espacial. 54% das validações de serviços, por exemplo, já são feitas por meio de indicadores geográficos, segundo a empresa de gerenciamento de pagamentos CyberSource, e, com a oferta de soluções da Maplink, companhia global referência em geolocalização e logística, instituições financeiras podem se beneficiar ainda mais com esse tipo de aplicação.

Comercializadas pela Maplink, as APIs (Application Programming Interface) do Google Maps, maior serviço de mapeamento do mundo, permitem que bancos tradicionais e digitais, as recém-surgidas fintechs, bandeiras de cartões e os meios de pagamento agreguem informações de localização em tempo real e histórica de seus clientes para apurar suas análises de crédito e risco, facilitar a visibilidade de transações e prevenir fraudes.

Na prática, as APIs podem atuar diretamente na análise de clientes e seus hábitos de movimentação, na melhoria de gerenciamento de riscos e de respostas a emergências, na identificação de segmentos de mercado e no planejamento de novas agências e caixas eletrônicos, no caso de bancos físicos. Para os clientes, a geolocalização impacta em sua experiência e na segurança, incentivando o consumo e a fidelização em relação ao serviço utilizado.

Segundo a consultoria de tecnologia Gartner, em 2016, os bancos foram o setor que mais investiu em tecnologia no Brasil, representando 14% desse tipo de gasto. O dado comprova que as instituições estão dispostas a utilizar a tecnologia como aliada de seus serviços. “As demandas por soluções de geolocalização para serviços financeiros já existem, e elas vêm de empresas de todos os portes. Por isso oferecemos APIs que atuam diretamente nas dificuldades dessas empresas e correspondem a necessidades reais de seus consumidores”, afirma Frederico Hohagen, CEO da Maplink.

É o caso da prevenção de fraudes. De acordo com a instituição financeira ACI Worldwide e a empresa de pesquisas Aite Group, no mundo, 54% dos consumidores exibem ao menos um comportamento de risco – como manter a senha próxima ao cartão bancário –, e 30% dos titulares de cartão já foram vítimas de fraude.

Com as APIs oferecidas pela Maplink, a instituição financeira é capaz de obter informações essenciais para avaliar a probabilidade de fraude de acordo com pontos de localização geográfica – como local de moradia, de compras habituais e da compra suspeita – em tempo real e no histórico, para tomar imediatamente as medidas cabíveis.

As APIs, ainda, contribuem com alta eficácia para a análise de crédito, para a clareza de informações e para a visibilidade online, tornando os processos mais ágeis e transparentes. O cliente pode receber imediatamente uma aprovação para efetuar uma compra a partir de uma checagem de perfil, identificar no mapa a localização em que determinada transação foi realizada, esclarecendo seus custos periódicos, e, ainda, encontrar o banco mais próximo em sua região.