O site do Sirgas, que anteriormente só tinha versões em espanhol e inglês, agora está disponível também em português: www.sirgas.org/pt.

Sirgas é o Sistema de Referência Geocêntrico para as Américas, que fornece o suporte necessário para o desenvolvimento e a combinação de todo tipo de atividades práticas e científicas relacionadas com a determinação precisa de coordenadas, navegação, investigação em geociências e aplicações multidisciplinares. Em particular, o Sirgas se constitui na camada fundamental para as infraestruturas de dados espaciais na região.

A tradução foi possível graças a Gabriel do Nascimento Guimarães e Wagner Carrupt Machado, da Universidade Federal de Uberlândia, que identificaram a necessidade da versão em português da página da internet do Sirgas, visando facilitar o acesso dos colegas brasileiros aos conteúdos do site.

O representante nacional do Brasil no Sirgas, Luiz Paulo Souto Fortes, apresentou esta proposta durante o encontro do Conselho Diretor do Sirgas, realizado no âmbito do Simpósio Sirgas2016, em Quito, no Equador. A proposta foi bem recebida e a tradução se iniciou em janeiro de 2017.

O conteúdo da página do Sirgas foi dividido em três partes e a tradução de cada parte foi inserida à página, de acordo com sua finalização.

Hoje foi anunciada a completa disponibilidade dos conteúdos da página da internet do Sirgas em português, que é hospedada e mantida por Laura Sánchez, no DGFI-TUM (Munique, Alemanha), como responsável pelo Centro de Análise Associado para o Sirgas (IGS RNAAC Sirgas).