Painel “A Vida no Futuro” será aberto ao público. Inscrições são gratuitas e estão abertas no site da instituição

Como a inteligência artificial pode nos ajudar a construir um amanhã melhor? Com objetivo de mapear as oportunidades e desafios das novas tendências tecnológicas, o Museu do Amanhã, o Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio (ITS Rio) e o Berkman Klein Center da Universidade de Harvard receberão o Simpósio Global: Inteligência Artificial e Inclusão, de 8 a 10 de novembro. Pesquisadores de mais de 40 países se reunirão para abordar os efeitos das tecnologias baseadas em inteligência artificial.

O evento contará com um painel aberto ao público chamado “A Vida no Futuro”, realizado no dia 9 de novembro (quinta-feira), das 18h às 20h, com tradução simultânea. As inscrições para este painel podem ser feitas no site do Museu do Amanhã.

“Os maiores benefícios da nossa sociedade vieram por causa de avanços na tecnologia. No entanto, a tecnologia não é neutra, vem embutida com as visões de mundo de seus criadores. A tecnologia também não está acessível a todos. Para construir o amanhã que queremos, esse simpósio explora como podemos fazer com que a inteligência artificial não só reflita a diversidade da nossa sociedade, mas também como pode ser mais acessível a grupos mais marginalizados, assim ampliando a inclusão”, reforça Marcela Sabino, diretora do Laboratório de Atividades de Amanhã (LAA).

“A Inteligência Artificial já transforma o mundo profundamente. O funcionamento da nossa sociedade depende cada vez mais dessas tecnologias, por isso precisamos começar a criar mecanismos que garantam mais inclusão e não menos. O Brasil e a América Latina podem aproveitar essa grande oportunidade, cabe a nós decidir como”, afirma Celina Bottino, diretora de projetos do ITS Rio.

Os temas abordados ao longo do painel “A Vida no Futuro” serão: Reimaginando o amanhã; Princípios da inteligência artificial; Inteligência artificial e criatividade; Desafios e oportunidades da inteligência artificial.

O Simpósio Global: Inteligência Artificial e Inclusão é realizado pelo Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro (ITS Rio), Berkman Klein Center para Internet e Sociedade da Universidade de Harvard e Museu do Amanhã, em nome da Network of Centers (NoC). Conta com o apoio do Fundo de Ética e Governança da Inteligência Artificial, International Development Research Centre (IDRC) e Open Society Foundations (OSF).

Confira a programação completa no site. Jornalistas interessados devem se credenciar pelo e-mail imprensa@museudoamanha.org.br

Serviço:
“Simpósio Global: Inteligência Artificial e Inclusão – a Vida no Futuro”
Data: quinta-feira, 9 de novembro
Horário: 18h às 20h
Local: Auditório do Museu do Amanhã (Praça Mauá, nº 1, Centro – Rio de Janeiro)