Ex-Diretor do INPE ocupará cargo de destaque na principal organização global voltada ao sensoriamento remoto

O Grupo de Observação da Terra (GEO, sigla em inglês para Group on Earth Observations) acaba de anunciar que o brasileiro Gilberto Câmara será o próximo Diretor Secretário a partir de julho de 2018.

Câmara é um dos maiores pesquisadores do Brasil na área de Geoinformática, GIS, Ciência da Informação Geográfica e Mudanças no Uso do Solo, com atuação destacada no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e reconhecimento internacional do fomento do livre acesso a dados geoespaciais e softwares livres.

Sob sua liderança como Diretor de Observação da Terra (2001-2005) e Diretor Geral (2006-2012), o INPE fez avanços significativos no monitoramento de uso do solo com sensoriamento remoto, o que contribuiu para que o Brasil atingisse um decréscimo de 80% no desflorestamento da Amazônia. Tal fato foi chamado de “maior história de sucesso ambiental em uma década” pela revista científica Nature.

Câmara tem estado envolvido com atividades do GEO praticamente desde sua fundação. Hoje, atua como co-presidente do Belmont Forum, um consórcio internacional das agências que promovem pesquisas na área ambiental e apoiam estudos transdisciplinares, fornecendo conhecimento para entendimento, mitigação e adaptação às mudanças ambientais globais.