O novo gvSIG Mobile já está disponível, o SIG móvel em software livre da suite gvSIG

Acaba de ser lançado o novo gvSIG Mobile, disponível para dispositivos Android e que já pode ser instalado a partir do Google Play.

O gvSIG Mobile é um software livre, como todas as soluções da suite gvSIG e sua licença é a GNU/GPLv3. É baseado em Geopaparazzi e nasce com o objetivo de dispor de uma aplicação SIG móvel para profissionais e, como tal, dispõe de ferramentas que facilitam sua integração com o resto da suite gvSIG.

Assim, por exemplo, no gvSIG Mobile existe um importador e exportador de dados do gvSIG Online, funcionalidade que já utilizam as organizações que estão implantando suas Infraestruturas de Dados Espaciais (IDE) com esta plataforma. Isso torna possível realizar censos ou inventários, atualizar ou auditar informação, tudo isso integrado com a IDE.

Do mesmo modo, a próxima versão do gvSIG Desktop traz entre suas melhoras um plugin que permitirá o intercâmbio de dados entre ambas as aplicações.

Evidentemente, é possível utilizar o gvSIG Mobile de forma independente ao restante dos componentes da suite gvSIG. A nível individual, é uma aplicação para coleta de dados em campo, editar informações existentes, associar imagens, notas e croquis a elementos geoposicionados, etc.

Segundo a Associação gvSIG, nos próximos meses serão complementadas informações sobre a aplicação com manuais de usuário em vários idiomas, vídeo-tutoriais, etc. Para os interessados na parte do desenvolvimento da aplicação, o projeto pode ser encontrado no Github.