A Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan) lança oficialmente, nesta sexta-feira (24.11), o portal Dados e Metadados de Mato Grosso. A ferramenta torna acessível a qualquer interessado informações cartográficas reunidas em mais de 900 documentos, entre cartas, mapas relatórios e memórias técnicas sobre os mais diversos assuntos.

Nayara Takahara | Seplan
Nayara Takahara | Seplan

O portal é uma iniciativa dos servidores da Secretaria Adjunta de Informações Socioeconômicas, Geográficas e de Indicadores da Seplan, com o apoio das Coordenadorias de Tratamento de Dados e Gestão da Informação, de Cartografia, e de Estudos Geográficos.

A plataforma conta com 328 conjuntos de dados, entre eles todo o estudo resultado do Diagnóstico Socioeconômico Ecológico de Mato Grosso (DSEE-MT), produzido durante a década de 90 e início dos anos 2000 e os dados da base Cartográfica de Mato Grosso na escala 1:100.000.

“O portal representa um importante avanço no que diz respeito às informações georreferenciadas e deve se tornar fonte oficial desse conteúdo. Além dos dados geo, ele abriga um vasto portfólio documental pronto para o download dos pesquisadores. A iniciativa ocorre em um contexto de facilitação e transparência da administração pública estadual”, explica o coordenador de Tratamento de Dados e Gestão da Informação da Seplan, Adriano Garcez.

Também estão disponíveis e compreendidos nos estudos do DSEE materiais sobre pedologia, recursos hídricos, geomorfologia, entre tantos outros. Segundo a equipe técnica, os assuntos são destinados a diversos segmentos da sociedade, entre empresas, profissionais ligados ao geoprocessamento e georreferenciamento, estudantes, pesquisadores e o próprio governo. “O grande propósito por trás do portal é o compartilhamento e reuso de informações produzidas pelo Estado”, salienta Garcez.

Desenvolvido utilizando software livre, o portal está completamente em conformidade com normas e padrões da Infraestrutura Nacional de Dados Espacial (Inde). Ele será mantido pela Seplan, que deverá promover a adesão das demais secretarias e órgãos ligados ao Executivo estadual.

Clique aqui para ter acesso ao portal Dados e Metadados de Mato Grosso.

Fonte: SEPLAN MATO GROSSO