Orange Business Services oferece serviços em nuvem para o projeto Copernicus da Agência Espacial Europeia, para aumentar o uso de dados de observação da Terra

A Orange Business Services orgulha-se de fazer parte do Consórcio Airbus, um dos quatro grupos de empresas selecionadas para o projeto de dados e serviços de acesso à informação (data and information access service – DIAS) Copernicus da Agência Espacial Européia (ESA). A Orange Business Services, por meio de sua entidade Orange Cloud for Business, fornece conhecimentos em serviços de TIC baseados em nuvem, além da solução de nuvem pública operada globalmente, o Flexible Engine, para complementar a ampla expertise aeroespacial da Airbus.

O Copernicus é uma iniciativa da União Europeia para fornecer acesso livre e aberto a dados, modelos e previsões quase em tempo real sobre nosso planeta, colhidos por observações locais e uma família de satélites dedicados. Estes Dados de Observação da Terra são fundamentais para ajudar a gerenciar a segurança global e o meio ambiente. O DIAS foi criado para apoiar o programa Copernicus, disponibilizando esses dados gratuitamente aos cidadãos da União Europeia por meio de uma arquitetura de computação em nuvem.

O consórcio Airbus e Orange Business Services tem como objetivo desenvolver e oferecer um lugar único (one-stop-shop) dentro de seis meses, com todos os dados e serviços de valor agregado. Isso permitirá que cientistas, empresas e empresários criem modelos de negócios e desenvolvam softwares e aplicativos com base em Dados de Observação da Terra.

O consórcio liderado pela Airbus usará a solução de nuvem pública operada globalmente pela Orange Business Services – chamada Flexible Engine – para atender às demandas do Copernicus e garantir que todos os seus dados estejam seguros e disponíveis gratuitamente. A Flexible Engine é uma oferta de nuvem pública altamente segura e confiável, construída com base na tecnologia OpenStack. Ela proporcionará a alta escalabilidade e o ambiente de big data necessários para armazenar, estruturar e acessar dados do Copernicus. A Orange Business Services ajudará a Airbus a avaliar, definir e atualizar o roteiro da nuvem de acordo com esta estratégia.

A Orange Business Services irá contribuir também com seu profundo conhecimento das necessidades de negócios digitais, em uma ampla gama de indústrias para impulsionar o desenvolvimento do uso inovador de imagens de observação da Terra do Copernicus.

“O big data analytics, apoiado por recursos de nuvem adequados, pode ajudar a desvendar o valor desses dados para a inovação e a criação de novos modelos de negócios que proporcionem um crescimento econômico para a Europa. Toda a equipe da Orange está orgulhosa de participar de um projeto tão ambicioso quanto o Copernicus DIAS. Ao utilizar o nosso know-how e a solução de nuvem pública Flexible Engine, ofereceremos aos usuários soluções inovadoras para aproveitar o grande volume de dados coletado pela ESA”, explica Philippe Laplane, CEO da Orange Cloud for Business.


Geoinformação & Disrupção: Criando Novos Mercados

A evolução digital baseado em tecnologia móvel, a combinação de inteligência artificial e a observação da Terra será destaque no MundoGEO#Connect 2018, maior evento de Geo da América Latina que vai acontecer de 15 a 17 de maio em São Paulo (SP).

Confira a programação completa