A partir dessa nova alteração no Sigef será possível retificar parcelas originárias de planilhas com múltiplas abas, uma demanda antiga dos credenciados

O Comitê Nacional de Certificação do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) anunciou na última quinta-feira (25/1) que já está em fase de desenvolvimento uma ferramenta que irá facilitar o trabalho dos profissionais que certificam imóveis através do Sistema de Gestão Fundiária (Sigef).

Essa nova opção no Sigef permitirá a retificação de parcelas originárias de planilhas com múltiplas abas. Possibilitará, ainda, o carregamento da denominação da parcela e a natureza da mesma no memorial descritivo e também na planta. A retificação das parcelas poderá ser feita uma a uma ou todas ao mesmo tempo e a denominação e natureza do imóvel vão aparecer agora na primeira linha da peça técnica.

Confira íntegra da nota emitida pelo Incra:

Vimos informar que entrou em produção a demanda #5243 referente a retificação de parcelas originarias de planilhas com múltiplas abas e o carregamento da denominação da parcela e a natureza da parcela no memorial descritivo e na planta. A retificação permite retificar individualmente as parcelas ou retificar todas de uma vez. O único atributo que não é permitido retificar individualmente é a ART. As peças técnicas agora apresentarão na primeira linha a denominação do imóvel e sua natureza

Tira-dúvidas: GeoIncra/Sigef, Usucapião, CCIR e mais

Para debater as novidades no setor de Gestão Territorial, será realizada uma sessão online de tira-dúvidas na próxima quinta-feira (1/2) das 11h às 12h (hora de Brasília).

Inscreva-se gratuitamente e tire suas dúvidas sobre Gestão Territorial nas propriedades rurais inteligentes:

Registre-se para assistir ao vivo

A palestrante será Margarete Maria, do Instituto GEOeduc e TGR Treinamentos, com a moderação de Eduardo Freitas, representando a MundoGEO e DroneShow.

Drones no Georreferenciamento

Servidores do Incra em Minas Gerais habilitados a operar drones anunciaram, no fim de 2017, a conclusão do aerolevantamento topográfico do assentamento Jacaré Grande, localizado no município mineiro de Janaúba.

O trabalho foi o primeiro no estado executado com esse tipo de tecnologia, agilizando a elaboração de peças técnicas para a titulação dos lotes.

De acordo com a Divisão de Ordenamento da Estrutura Fundiária do Incra/MG, a primeira remessa de imagens analisadas permitiu constatar a qualidade da acurácia posicional, ou seja, comprovou a exatidão das coordenadas extraídas pelos drones.

O material possibilitou a confecção da planta e do memorial descritivo das parcelas, com vistas à certificação pelo Sigef.

Importante lembrar que esta tecnologia está sendo validada internamente pelo Incra e ainda não está disponível para os profissionais credenciados.