Novidades na área de regularização fundiária vigentes desde 2017 estão gerando novas demandas para os profissionais e empresas do setor. Entenda…

Desde o ano passado, o CCIR passou a ser anual e os imóveis rurais que já estão certificados poderão baixar, via internet, o certificado junto com um mapa ilustrando os perímetros da propriedade no certificado.

A importância do CCIR regularizado é grande, pois ele é requisito para operações de crédito rural e para operações de cartórios, que exigem o documento para o registro de alterações na propriedade. O novo CCIR substitui os certificados dos exercícios anteriores.

Quem não emitiu o documento deve expedir o novo certificado para regularizar o cadastro do imóvel rural no Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

Buscando informar o maior número de pessoas sobre as novas demandas de regularização fundiária, nessa quinta-feira (22/2) às 14h (hora de Brasília) o GEOeduc irá realizar o webinar gratuito sobre CCIR e Cadastro Nacional de Imóveis Rurais.

A ementa completa contará com estes tópicos:

• CCIR – o que é e qual o seu objetivo
– Conceito de imóvel rural para fins de CCIR/ITR
– Legislação pertinente

• Quem declara em caso de condomínio, posse e espólio?
– Motivos de cancelamento do CCIR
– Erros ao emitir o CCIR

• Tipos de atualização do CCIR
– SNCR e a certificação de imóveis rurais (várias matrículas, desmembramento, remembramento)

• O que é e qual o objetivo do CNIR
– Consultar se o imóvel está vinculado à Receita Federal – CNIR/NIRF

Neste mesmo evento será feito o lançamento do curso sobre Emissão e Regularização do CCIR, que acontecerá também ao vivo no dia 8 de março (com abertura de inscrições com desconto para os participantes do webinar).

Com informações do Instituto GEOeduc

Gestão Inteligente de Imóveis Rurais

Este tema será destaque na programação do MundoGEO#Connect 2018, que será realizado de 15 a 17 de maio em São Paulo (SP).

Confira a programação completa e veja como foi a última edição, que reuniu mais de 3 mil participantes: