Todas as etapas do desenvolvimento foram realizadas usando softwares livres e gratuitos com o objetivo de democratizar a geoinformação

A Prefeitura de Florianópolis (SC), através do Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (IPUF) anuncia que estão disponíveis mapas interativos na web com a localização dos espaços públicos no município.

A iniciativa se dá através da Rede de Espaços Públicos, um programa de ações integradas que prevê a conexão espacial e funcional dos espaços públicos, executando melhorias, promovendo a qualificação urbana e o bem estar das pessoas.

De acordo com o cordenador do programa, o arquiteto e urbanista Michel Mittmann “a disponibilização dos mapas vem no encontro da democratização das informações, possibilitando a população localizar esses espaços no seu bairro, sua rua”.

A gestão do banco de dados geográficos e implementação dos mapas na web é feita pelo Laboratório de Geoinformação e Simulação Urbana do IPUF, coordenado pelo geógrafo Kaliu Teixeira. Segundo ele, “todas as etapas desde a aquisição, manutenção e disponibilização dos dados é realizada utilizando softwares livres e gratuitos. A intenção é disponibilizar para população dados com validade espacial e temporal, para isso a manutenção do banco de dados é feita diariamente”.

Além do IPUF, outros órgãos da administração municipal são fundamentais no processo de aquisição e disponibilização dos dados. A exemplo disso, o Departamento de Unidades de Conservação da Fundação Municipal de Meio Ambiente (FLORAM), responsável pela gestao das UCs municipais, caminhos e trilhas no território municipal.

Em breve será disponibilizada uma sequência de outros webmaps com informações temáticas georreferenciadas. Além disso, os estudos e análises espaciais que contenham relações com a Rede de Espaços Públicos também serão disponibilizados no site.

Gestão Compartilhada

Está em desenvolvimento procedimentos e ferramentas específicas para o envio de sugestões/edições de erro relacionadas aos Mapas da Rede de Espaços Públicos. Por enquanto será possível reportar algumas informações através do link Fale com a Rede.

Com informações do IPUF

Geo nas Cidades

O uso de Geotecnologia nas Cidades Inteligentes será destaque no MundoGEO#Connect 2018, maior evento de Geo da América Latina que vai acontecer de 15 a 17 de maio em São Paulo (SP).

Confira a programação completa e veja a seguir os destaques da edição anterior: