Nova solução pode ser usada para realizar levantamentos subterrâneos, mapeamento de frentes geológicas detalhadas, entre outras aplicações

A Maptek, uma empresa especializada na modelagem 3D para o setor mineiro, apresenta o novo laser scanner Maptek I-Site SR3, com alcance de 600 metros, voltado para a medição precisa em operações mineiras subterrâneas.

O SR3 segue na mesma linha dos modelos anteriores XR3 e LR3, com longo alcance. Os scanners da série R3 são 30% menores e 25% mas leves, com uma aquisição de dados 2,5 vezes mais rápida que os scanners I-Site 8000 anteriores.

Os equipamentos topográficos podem trabalhar de forma mais rápida e inteligente, com a confiança de que o planejamento mineiro e as pesquisas geotécnicas requerem, através de dados topográficos e volumétricos atuais e precisos.

Pesando somente 9,6 quilos e com precisão de 4 milímetros, o laser scanner SR3 permite a medição de túneis com facilidade.

Os escaneamentos a laser de alta resolução coletam dados detalhados para o mapeamento geológico e geotécnico. As imagens de alta fidelidade, capturadas de forma subterrânea, ao mesmo tempo que realizam o escaneamento, proporcionam contexto e suporte para análise e comunicação.

Com janela de escaneamento de -40° a 90° verticalmente e 360° horizontalmente, captura todas as superfícies em qualquer direção sem a necessidade de configurações complicadas. Qualquer que seja a orientação do scanner, o nivelamento integrado corrige automaticamente os escaneamentos antes de seu processamento.

A nova funcionalidade no controlador do tablet permite aos usuários importar linhas CAD e superfícies para visualização junto com os escaneamentos. Isto facilita a comparação em tempo real entre escaneamentos e permite aos usuários comparar isto diretamente com o plano da mina ou os modelos geológicos enquanto se está sob a terra.

Uma alta taxa de aquisição de dados precisos, facilidade de uso, classificação ambiental IP65 e amplo campo de visão para levantamentos subterrâneos são vantagens notáveis do sistema. A flexibilidade de compatibilidade de montagem em tripé num veículo é outro aspecto importante.

As ferramentas de modelagem e filtragem, no software agregado, são as mais adequadas para trabalhar com dados subterrâneos, com controle versátil da visualização e edição de dados em 3D.

Com esta nova solução, topógrafos poderão iniciar uma sessão em qualquer dispositivo conectado à internet e realizar um escaneamento de forma remota.

Geoinformação & Disrupção: Criando Novos Mercados

Como a cadeia produtiva da Geoinformação pode se adaptar às rápidas e constantes mudanças que estão ocorrendo e também buscar novos mercados?

Toda esta evolução digital está baseada em tecnologia móvel, a combinação de inteligência artificial e a observação da Terra, serviços automatizados de localização, big data e análises geográficas em tempo real.

No seminário Geoinformação & Disrupção, que vai acontecer no dia 15 de maio na abertura do MundoGEO#Connect 2018, especialistas estarão reunidos para debater estas tendências e desvendar os melhores caminhos para as empresas do setor continuarem a prover soluções para uma cadeia consumidora corporativa da análise geográfica cada vez mais ampla e exigente.

Veja a programação completa e confira como foi a última edição, que contou com mais de 3 mil participantes: