Tecnologia possibilita a construção virtual do projeto, já que substitui as plantas em 2D por modelos tridimensionais inteligente

O secretário estadual de Infraestrutura e Logística do Paraná (SEIL – PR), José Richa Filho, assinou na última quarta-feira (21/3), um termo de cooperação técnica com a Autodesk, empresa líder mundial em software 2D e 3D. O objetivo é fomentar a plataforma BIM (Building Information Modeling) na elaboração de projetos de engenharia e arquitetura. A cooperação técnica tem como objetivo promover ações conjuntas de fomento à implantação de melhorias na gestão de obras públicas.

bim 300x210 Autodesk e Governo do Paraná firmam termo de cooperação para fomentar BIMA tecnologia possibilita a construção virtual do projeto, já que substitui as plantas em 2D por modelos tridimensionais inteligente. O BIM permite acompanhar todas as etapas do processo de construção, desde os estudos de viabilidade até a demolição. Os profissionais têm acesso a todo ciclo de vida de um edifício com uma visão muito próxima do resultado final. Desta forma, é possível detectar inconsistências com antecedência, melhorar a precisão dos orçamentos e prever o andamento da obra, além de adotar soluções mais sustentáveis.

A modelagem BIM propicia um nível de controle e transparência jamais alcançado em obras públicas. Por meio da utilização desta plataforma, o Estado pretende combater o desperdício, evitar erros em projetos, e conduzir o processo de execução de obras públicas de forma inteligente, segura e sustentável.

Segundo o arquiteto Ricardo Bianca, especialista técnico para Arquitetura, Engenharia e Construção da Autodesk, os projetos de BIM estão sendo desenvolvidos com grande maturidade e retomados com o reaquecimento da economia. “Hoje, as empresas e órgãos ligados à construção civil já sabem que, para se melhor se posicionarem e ganharem mercado, elas têm que ser mais competitivas. E o BIM é a ferramenta atual que mais contribui para que atinjam esse objetivo”, afirma. O executivo estará presente no evento e ministrará uma palestra sobre as normas brasileiras para BIM.

Após a assinatura do termo, os convidados poderão assistir a uma palestra técnica com o tema “BIM em Projetos de Instalações de Alta Complexidade”. Guilherme Augusto de Brito Neves, diretor de Tecnologia da MHA Engenharia, vai explicar como as soluções da plataforma BIM podem melhorar a qualidade dos projetos, desde o planejamento até a construção e a manutenção da obra.

A MHA Engenharia é especializada na utilização do BIM. O objetivo do encontro é ampliar o conhecimento de profissionais das áreas de arquitetura, engenharia e construção sobre uma nova forma de planejar, projetar e gerenciar obras públicas e privadas.

Geoinformação & Disrupção: Criando Novos Mercados

Como a cadeia produtiva da Geoinformação pode se adaptar às rápidas e constantes mudanças que estão ocorrendo e também buscar novos mercados?

Toda esta evolução digital está baseada em tecnologia móvel, a combinação de inteligência artificial e a observação da Terra, serviços automatizados de localização, big data e análises geográficas em tempo real.

No seminário Geoinformação & Disrupção, que vai acontecer no dia 15 de maio na abertura do MundoGEO#Connect 2018, especialistas estarão reunidos para debater estas tendências e desvendar os melhores caminhos para as empresas do setor continuarem a prover soluções para uma cadeia consumidora corporativa da análise geográfica cada vez mais ampla e exigente.

Veja a programação completa e confira como foi a última edição, que contou com mais de 3 mil participantes: